27 de abril de 2024
Turismo

Azul adquire 61% da Tap

A Secretária de Estado do Tesouro de Portugal, Isabel Castelo Branco, disse que o valor do negócio envolvendo a compra da Tap pela Azul é de cerca de 354 milhões de euros, podendo chegar a 488 milhões de euros, dependendo da performance da companhia este ano. A proposta de David Neeleman foi aceita nesta quinta-feira (11), em Conselho de Ministros. Quem também estava na corrida pela companhia portuguesa era German Efromovich, da Avianca.

Um comunicado do Conselho de Ministros indica que a proposta do agrupamento Gateway, formado por David Neeleman e o português Humberto Pedrosa, teve “maior mérito”, sobretudo na “contribuição para o reforço da capacidade econômico-financeira do Grupo Tap”, no “projeto estratégico apresentado” e no “valor global apresentado para a aquisição das ações representativas do capital social da Tap SGPS, S.A., e respetivas opções de venda e compra”. O consórcio vai ficar com as ações representativas de 61% do capital social da aérea.

A reunião ministerial chegou a um consenso de que a venda tem como condição a manutenção do hub atual (Lisboa) em pelo menos 30 anos, além de manter a sede operacional em Portugal por pelo menos dez anos, bem como licenças de exploração, a obrigação de serviço público e as ligações-chave. A formalização da compra deve sair até o final deste ano, após uma série de procedimentos legais que Neeleman e Pedrosa devem cumprir.