4 de maio de 2024
Turismo

Brasil busca maior integração turística com o Mercosul

O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, participa, a partir desta quinta-feira (20), da 14ª reunião de ministros do Turismo do Mercosul.

O encontro em Buenos Aires terá a presença do ministro anfitrião, Carlos Meyer; e de ministros como Liliam Kechichián, do Uruguai; Marcela Bacigalupo do Paraguai; e Andrés Izarra, da Venezuela. Lummertz também participa da 58ª reunião especializada do Turismo do Mercosul.

Entre as propostas de integração de roteiros no Mercosul, destacam-se as missões jesuíticas do Brasil, Paraguai e Argentina. Já a Venezuela quer unir Manaus à Isla Margarita, além de criar a rota Grandes Quedas D’água, com o Salto Ángel, na Venezuela, e as Cataratas do Iguaçu no Brasil, Argentina e Paraguai.

A meta do MTur é de crescimento do PIB turístico atual de US$ 77 bilhões para US$ 130 bilhões em 2020, como projeta o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). Vale lembrar que boa parte dos estrangeiros que vêm ao Brasil são do Mercosul.

De acordo com dados do Ministério do Turismo, pelo menos 46,2 % dos estrangeiros que visitam o Brasil são dos países vizinhos, com destaque para os argentinos, que representam pelo menos 29,4% desse grupo, além da presença de uruguaios, chilenos e paraguaios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *