12 de maio de 2024
Turismo

Pesquisa não inclui Natal entre os destinos mais comercializados pelas operadoras nacionais

Para 69% das operadoras filiadas à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), o mês de abril foi melhor ou similar a março deste ano. Esse é um dos dados captados no mais recente estudo da entidade, que representa cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.

A percepção está inteiramente ligada ao aumento do interesse do consumidor em procurar os operadores para decidir como, onde e quando serão seus próximos roteiros.

A lista de destinos nacionais mais comercializados traz Maceió, Salvador, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Gramado, Jalapão, Rio de Janeiro e São Paulo (capital). Já no internacional, Punta Cana, Cancun, Maldivas, Cidade do México e Dubai se destacam.

Cerca de 62% das operadoras relataram que as consultas e cotações para viagens nacionais cresceram ou, ao menos, se mantiveram nos patamares do mês anterior. Quando o assunto é viagens internacionais, esse percentual sobe para 86%.

Algo em torno de 76% das operadoras realizaram vendas para destinos internacionais e 73% disseram ter vendido viagens nacionais, sendo que outros 17% não operam nacional e 10% não realizaram venda para dentro do Brasil.

Em relação ao volume de vendas efetivadas, para 59% das empresas o faturamento representa 25% em relação ao mês de abril pré-pandemia. Já 28% das operadoras indicaram números melhores, com faturamento entre 26% e 50% quando relacionados aos índices pré-pandêmicos.

Para 45% das operadoras, o faturamento médio deve ser recuperado no primeiro semestre de 2022, enquanto 35% acreditam que os índices normais de vendas só serão retomados no segundo semestre do próximo ano.