17 de maio de 2024
Turismo

Buenos Aires: ainda elegante, porém decadente

O lado moderno da mi Buenos Aires Querida...

Buenos Aires continua elegante, mas anda maltratada. “Micarlizaram” a capital argentina? Ruas sujas, esbucaracadas, mendigos, pedintes… E os táxis continuam velhos, alguns dos quais desmoronando.
Come-se bem ainda, mas os preços (em peso) andam subindo, hein? Comprovei. Há dois anos fui ao mesmo restaurante – Broccolino – e o cardápio tinha tarifas bem mais atraentes. Melhora cada vez mais a relação real-peso, mas a moeda argentina está “galopando” no comércio.
Aliás, a recente medida da presidente Cristina Kirschner, que restringe viagens ao exterior, através de controle na compra de dólares, está gerando um efeito curioso na Argentina. Não é mais preciso trocar dinheiro nas casas de cãmbio. Real, dólar e euro valem muito mais (e cada vez mais) no comércio do que no câmbio oficial.
Exemplos: o real custa em torno de 2 pesos oficialmente, mas nas lojas e restaurantes pode chegar a até 2,6 pesos. O dólar é cotado oficialmente entre 4,2 e 4,4 pesos, mas às vezes ultrapassa até os 5 pesos no comércio.
Com isso, nada como pagar em real ou dólar e obter o troco em peso, sempre com melhor cotação do que a oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *