7 de maio de 2024
Turismo

Cachaça potiguar vira produto turístico e terá evento na AABB Natal

cachaça

Cachaça também é Turismo, assim como vinho, a cerveja e a gastronomia, em geral. E a cachaça do Rio Grande do Norte, aos poucos, começa a integrar a produção associada ao turismo. Com base nesses parâmetros, a Casa de Produção realiza no próximo sábado (17), no Salão Nobre da AABB Natal, a primeira edição do Festival Potiguar Vila da Cachaça. Com abertura marcada para as 10h e término às 20h, o evento inclui exposição, shows e oficinas.

Estarão presentes produtores, amantes da cachaça, distribuidores, vendedores, estudantes e colecionadores. O objetivo é envolver a cachaça em um ambiente confortável, com boa música e propício para o intercâmbio de informações. Participarão aqueles que já conhecem os segredos da destilada e aqueles que buscam conhecimento desta bebida tipicamente brasileira e com relevante significado cultural, social e econômico, tanto para o Rio Grande do Norte quanto para o Brasil.

Entre as cachaças participantes do Festival estão Punaú Prata, Pátria Amada Cachaça Nobre, Papary, Gabi Cravo & Canela, Maria Boa, Gota Serena, Coração de Alambique, Natal City, Extrema e Mucambo. Os ingressos podem ser adquiridos no Cantinho Sertanejo, na Avenida Afonso Pena, 585 – Petrópolis. Custam R$ 50 (casadinha) e R$ 30 (individual) e incluem um copo para degustação das cachaças.

Entre as atrações estão a Feira Vila da Cachaça; Quitanda de Frutas com parceria da Ceasa; Boteco da Vila; Café com Letras, com participação da Livraria Nobel e Café São Braz; e Galeria Itajubá, com a exposição coletiva dos artistas plásticos Ewiton Moura (fotografia), Novenil Barros (pintura) e Uilo Andrade (xilogravura).

Haverá ainda Oficina Ação de Valorização das Cachaças Potiguares, com Anderson Faheina, consultor do Sebrae-RN; oficina “O uso da cachaça na gastronomia”, com o professor de gastronomia Marcelo Labre, da UnP; Destilação em Alambique Artesanal, com o alambiqueiro da cachaça Pátria Amada; Cachaça Literária em Intervenção litero-musical, com o cordelista José Acaci, presidente da Academia Potiguar de Cordel; Drinks com Cachaça pela Open Drink’s; além de shows com Dodora Cardoso e roda de samba com Diogo Guanabara e Marcos Souto.