4 de maio de 2024
Turismo

Canal do Panamá também é turismo

CIDADE DO PANAMÁ – Uma das principais obras das Américas, o Canal do Panamá é orgulho e símbolo do pequeno país entre o Oceano Pacífico e o Caribe, que registra apenas quatro milhões de habitantes. Cerca da metade deles vive na capital, a negócios. A Cidade do Panamá abriga quase 600 mil estrangeiros. Mas há também desbravadores fora da capital, como é o caso de muitos norte-americanos aposentados que escolhem o Panamá para viver.

A visita ao Canal, que desde a virada do milênio passado é cem por cento do Panamá, é um dos pontos altos do próprio turismo local. Gera curiosidades e traz revelações. Com 101 anos de atividades, a megaobra, que foi um marco para a navegação no continente americano, tem um museu de quatro andares, interativo, que conta detalhes desde a construção aos dias de hoje.

Depois da visita ao complexo, cujos andares são interligados por escadas rolantes (a presença americana continua viva no Panamá), chega o momento esperado pelos turistas: ver as eclusas, cujas comportas se abrem para a passagem das embarcações. O nível de água sobe, mas o navio mantém a navegação por mera gravidade. Ao todo, o Canal do Panamá tem três eclusas, das quais duas ficam perto da capital, no Oceano Pacífico, que podem ser visitadas. Já a terceira fica ao norte, no mar do Caribe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *