3 de maio de 2024
Turismo

Capacitações motivam os agentes de viagens na Feira da Abav

As capacitações realizadas na Vila do Saber, durante a Feira da Abav, evento que se encerra amanhã no Riocentro (RJ), abordaram temas específicos de interesse dos agentes de viagem.Alguns deles:

Luiz Carlos Barbosa, da LCB Consultoria, falou sobre ““Competitividade: fatores determinantes no turismo””. O executivo fez referência ao discurso de Gastão Vieira, ministro de Turismo, que definiu que o maior desafio dos profissionais do trade é o aumento da competitividade das atividades turísticas.
Barbosa também questionou o preço elevado de determinados serviços e produtos e apontou os diversos modos que uma empresa pode se comportar para despertar o interesse de fornecedores e clientes.
“”A Copa do Mundo é nossa. Você ainda não conhece as oportunidades?”” foi o tema da capacitação liderada por Luís Fernandes, secretário geral da Copa 2014. O objetivo da ação foi mostrar aos agentes as inúmeras vantagens que os megaeventos esportivos trarão ao país, sobretudo ao setor de turismo, que se beneficiará com a chegada dos milhões de pessoas interessadas em acompanhar os jogos do Mundial.
A palestra “”Distribuição:megaeventos e impacto nos preços dos produtos turísticos””, ministrada por Gustavo Syllos, especialista de Marketing, e Cássio Oliveira, diretor da Rextur Viagens e Turismo, teve como foco os distribuidores e fornecedores de países que frequentemente recebem grandes eventos e o modo como eles devem se preparar para tais acontecimentos. “

“Há impactos na distribuição nas duas pontas: no fornecedor e distribuidor de serviços turísticos. O cliente vai pagar as contas dos dois?””, indaga Syllos. ““Além do efeito de vitrine para o país como destino e a entrada de divisas para o comércio e serviços locais, existe a renovação de produtos turísticos, preparação de mão de obra e melhorias nos processos de distribuição””, complementou.
Luís Paulo Luppa, presidente da Trend Operadora, abordou a importância do conhecimento e o avanço das ferramentas digitais disponíveis no mercado. Luppa, que aproveitou a oportunidade para lançar seu livro, cujo nome é o mesmo da palestra, já treinou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo. “”Viagens são subjetivas. O turista compra o prazer e não liga muito para o preço””, enfatizou.
O treinamento intitulado “”Como fazer a mídia social de sua empresa bombar”” foi ministrado por Mauro Segura, da IBM; Luis Vabo, vice-presidente Executivo do Reserve; e Farouk Azanki, executivo do Google Brasil especialista em Viagens.

Durante a palestra foi ressaltada a importância crescente dos blogs (principalmente esse e-turismo da TRIBUNA DO NORTE… só para descontrair…) e as diferentes maneiras que a internet ajuda na divulgação de determinada empresa. Detalhe: mais de 62% dos turistas visualizam o site da agência de viagens antes de fechar o pacote.
Ana Maria Donato, diretora da empresa Imaginadora, boutique estratégica de Marketing e conceituadora de eventos, também foi uma das palestrantes do primeiro dia. A executiva trouxe à tona o tema “”Criação e produção de eventos, recomendações fundamentais para quem quer realizar eventos criativos e eficientes””.

Segundo ela, o evento constitui uma poderosa ferramenta de marketing, eficiente para ações com o cliente em relacionamento presencial, renovação da marca da empresa e ampliação de negócio. A instrutora deu uma série de dicas para quem quer construir um evento criativo ao público e e como produzir essa ação.
O segmento de viagens corporativas foi uma das questões levantadas durante o Congresso. Sob o tema ““Como ampliei minha atuação no mercado corporativo?””, Edmar Bull, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e da Copastur, e Gilmar Pinto Caldeira, presidente do Núcleo da Copa 2014 do Grupo Águia e vice-presidente da Top Service, fizeram uma análise geral do setor e apresentaram cases de sucesso de empresas que investiram e se destacaram no ramo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *