13 de maio de 2024
Turismo

Exposições de inverno nos castelos de Paris. Conheça

Fotos de António Roberto Rocha

Museu? Cultura? Paris
Museu? Cultura? Paris

Quem visitar a França neste inverno terá experiências imperdíveis em três dos castelos do Centro de Monumentos Nacionais da França. Na Conciergerie as tecnologias de realidade aumentada prometem mudar a perspectiva dos visitantes sobre este que é um dos únicos monumentos medievais que restaram na capital francesa. Já no Château de Vincennes, que também fica em Paris, e no Château D’Angers, mostras de arte encantam e enriquecem o repertório cultural dos turistas.

A Conciergerie, antigo palácio de Paris que já serviu de prisão para personalidades como Maria Antonieta, mudou completamente o percurso de sua área “Revolucionária” para um mergulho na história. Desde quarta-feira passada (14), os visitantes conhecem a história da revolução francesa e de seus personagens que passaram pelo palácio com o auxílio de tablets que permitem detalhes de seu passado em realidade aumentada. Além disso, os visitantes conhecem os dois lados dessa época: um viés mais ideológico e utópico, mas também seu lado sombrio, por meio de fotos, maquetes e outros objetos.

Quem estiver na Cidade Luz até dia 29 de janeiro também poderá conferir no Château de Vincennes a exposição “Noir Eclair”, do artista contemporâneo Zevs. As obras da exposição foram criadas especialmente para o castelo, com o conceito de um encontro entre o patrimônio e a arte contemporânea.

A mostra pretende ser uma experiência artística que aproxima a arte urbana e a arte contemporânea, conceito que identifica o trabalho de Zevs há 20 anos, com recursos como grafite, liquidações de símbolos, ataques visuais, além do uso de fotos, vídeos, esculturas e instalações artísticas. Zevs, na mitologia grega, é o deus que que gera a luz e os raios.

Inválidos. Acervo permanente com direito aos restos mortais de Napoleão Bonaparte
Inválidos. Acervo permanente com direito aos restos mortais de Napoleão Bonaparte