2 de maio de 2024
Turismo

Cinco festivais internacionais que compensam a viagem. Confira

Durante uma viagem, uma boa oportunidade de conhecer a cultura local ou aproveitar uma experiência diferente é participar de um festival. A dica é pesquisar antes de embarcar e escolher aquele que parece mais interessante e, se for preciso, já garantir o ingresso com antecedência. Veja abaixo alguns eventos que já aconteceram ou ainda vão acontecer em destinos incríveis.

Monte Carlo em festa
Monte Carlo em festa

Mônaco

Desde 1974, o Monte-Carlo Sporting Summer Festival é famoso por convidar grandes estrelas para se apresentar no Principado de Mônaco.

O evento acontece na Salle des Etoiles, um espaço de eventos dentro do hotel Monte-Carlo Bay, que abre seu teto para o céu durante os meses de julho e agosto, na temporada de verão europeia.

Ali já se apresentaram muitos artistas reconhecidos internacionalmente, como Frank Sinatra, Stevie Wonder, Tina Turner e Elton John.

Em 2016, Rod Stewart abriu o festival no dia 2 de julho, seguido por apresentações de Lana Del Rey, Seal, Tom Jones, Scorpions, Enrique Iglesias e muito mais.

Seychelles

Desde sua descoberta, diversos povos contribuíram para transformar Seychelles em um mosaico cultural com direito a costumes, religiões e estilos de vida diferentes.

Hoje, o país continua com sua característica multicultural típica de uma nação que acolheu pessoas dos quatro cantos do mundo e que ajudaram a construir uma sociedade tão vibrante.

Seychelles possui três línguas oficiais: inglês, francês e creole. Esta última dá o nome a um dos festivais mais famosos do país, o Kreol.

Em outubro, uma semana inteira celebra sua cultura e herança, envolvendo músicas típicas, danças, exibições de arte, feiras gastronômicas e conferências. O evento acontece na capital, Victoria.

Fantasias na festa de Barbados
Fantasias na festa de Barbados

Barbados

É uma das ilhas mais vibrantes do Caribe. Terra natal da Rihanna, o país sedia um dos eventos mais animados do mundo bem ao estilo caribenho, o Crop Over.

Reunindo muita música, dança, fantasias e, é claro, o rum mais antigo do mundo, a festa é uma das preferidas dos barbadianos, que participam de todas as festividades.

Há mais de um século, o evento é realizado para celebrar o fim da colheita de cana de açúcar. Alguns shows, competições e comemorações acontecem durante o mês de julho, mas é na primeira segunda-feira de agosto que o principal evento acontece.

O Grand Kadooment Day encerra o festival com um desfile que percorre a ilha toda com muita música, carros de som e danças. É impossível ficar parado ao ritmo da soca e calypso que invadem o destino.

Dinamarca

Na cidade de Roskilde, antiga capital da Dinamarca, localizada a cerca de 30 minutos de Copenhague, acontece o maior evento musical e cultural do norte da Europa.

O Roskilde Festival reúne anualmente cerca de 80 mil pessoas de diversas parte do mundo, que acampam no local e se divertem com as atrações musicais e artísticas.

O evento acontece desde 1971 e já recebeu grandes artistas, como Bob Marley, Paul McCartney e Prince. A edição de 2016 aconteceu entre 25 de junho e 2 de julho e contou com mais de 180 atrações musicais no line-up.

Noruega

É na capital norueguesa que acontece um dos festivais de música mais vibrantes da Europa. O Oslo World Music Festival visa reunir o maior número de diferentes modalidades culturais, como música, dança, exibições de arte, workshops, entre outras.

Em 2016, o festival acontece entre o dia 10 e 16 de novembro e promete esquentar o clima frio norueguês com mais de 300 artistas em 18 pontos espalhados por Oslo.

Flamenco, soul e fado até música eletrônica, hip hop e blues estão no repertório de um evento pensado para os amantes de música e artes.