5 de maio de 2024
Turismo

Comissão de Turismo da Câmara reúne lideranças do setor para identificar os principais gargalos da atividade

rafael

O deputado federal Rafael Motta (PSB-RN), que preside a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, se reuniu ontem (25) com representantes de instituições do setor turístico (foto), em Brasília. Na pauta, os aspectos do atual momento vivenciado pelo setor. À frente da presidência da Comissão, Motta ouviu também a respeito dos entraves que existem e impedem o segmento turístico do país de se desenvolver ainda mais. Os empresários reclamaram da falta de políticas públicas e políticas de Estado para o setor de turismo.

Eles também sugeriram que seja realizada uma audiência pública ou debate com os pré-candidatos à Presidência da República, e assim tenham oportunidade de conhecer os planos deles para o segmento turístico do país. Outros temas abordados foram questões relacionadas aos cruzeiros marítimos no Brasil, dos parques temáticos e das agências de viagens. Um ponto convergente entre os participantes foi a respeito da atualização da Lei Geral do Turismo.

Participaram da reunião o diretor executivo da Confederação Nacional do Turismo (CNTur), José Osório Naves; o presidente do Sindicato Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), Alain Baldacci; o presidente executivo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FHB), Orlando de Souza; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur-DF), Lamarck Freire Rolim; o presidente do Gremi International, Greg Hajdarowicz; o chefe de gerenciamento de projetos Gremi International, Piotr Jacek Maj; o diretor de Relações Institucionais da Cruise Lines International Association, Flávio Peruzzi; o CEO Cruise Lines International Association, Marco Ferraz; o presidente do Conselho de Administração do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Guilherme Paulus; e representantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Ministério do Turismo.