4 de maio de 2024
Turismo

Confira o balanço do setor corporativo no primeiro trimestre do ano

A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp registra crescimento setorial de 2,9% na movimentação do primeiro trimestre de 2015, comparado a igual período de 2014, atingindo R$ 3,4 bilhões.

O resultado foi apresentado aos empresários das agências de viagens associadas e foi considerado positivo, tendo em vista que, no ano passado, em razão da Copa do Mundo, as vendas setoriais foram antecipadas para o primeiro trimestre, que registrou o maior crescimento (18%) de toda a série histórica da pesquisa.

A composição dos R$ 3,4 bilhões compreende o total das receitas obtidas em âmbito nacional com a venda de passagens aéreas para voos domésticos (41,3%) e internacionais (29,7%); hotelaria nacional (17,7%); serviços diversos (7,4%), como eventos, cruzeiros, assistência viagem, entre outros; hotelaria internacional (1,9%), locação nacional (1,8%) e internacional (0,2%) e, ainda, com transfers (0,2%).

O segmento aéreo doméstico manteve-se praticamente estável, com viés de queda de -0,3% em vendas, levando em consideração o desempenho das companhias aéreas na comparação com o ano passado. Ou seja: Avianca (1,5%), Azul (9,7%), Gol (-0,7%), Tam (-6,6%) e demais empresas (-21,7%).

A movimentação total alcançou pouco mais de R$ 1,38 bilhões. No que diz respeito à emissão de bilhetes, o setor como um todo apresentou alta de 9,0% se comparado ao verificado em igual período do ano passado. Dentre as aéreas, destaque para a Gol, que apresentou saldo de 14,2%.

Com relação ao segmento aéreo internacional, durante o período também houve aumento na emissão de bilhetes (11,9%). A Avianca registrou a maior variação positiva (53,6%), com destaque também para o crescimento da Gol (40,7%) e da Alitalia (35,2%).

Em vendas, a atuação de todas as companhias aéreas que realizaram viagens internacionais para o mercado corporativo rendeu incremento de 15,6% ao setor como um todo, além de acumulado superior a R$ 1,1 bilhão em vendas.

No que se refere à hotelaria nacional, o setor registrou no primeiro trimestre de 2015 uma queda acentuada (31,5%), acumulando 2,095 milhões de room nights. Com R$ 483,9 milhões em vendas, a diária média Abracorp fechou o primeiro trimestre em R$ 230. Ou seja: 31,5% menor do que o valor apurado em igual período de 2014.