8 de maio de 2024
Turismo

Desoneração da aviação comercial trará novos voos para o RN. Que venham com preços justos

Amanhã (26), às 16h, no auditório da governadoria, no Centro Administrativo, será assinado um documento que poderá revitalizar a malha aérea para Natal. O governador Robinson Farias, em menos de dois meses no cargo, autoriza a desoneração tributária do querosene da aviação (QaV) no Rio Grande do Norte. Ou seja: a alíquota do ICMS do combustível que move as aeronaves cairá de 17% para 12% em nosso Estado, assim como já vigora em outros estados do Nordeste.

O secretário de Turismo do RN, Ruy Gaspar, conseguiu explicar ao governador – com argumentos e visitas a companhias aéreas, em São Paulo – a importância que a medida trará para os cofres do Rio Grande do Norte, já que a partir de uma maior demanda de voos o desconto na alíquota poderá “se pagar”, com ganhos tangíveis e multiplicadores para toda a cadeia produtiva do turismo e para a própria economia do Estado, dependente do turismo enquanto mola propulsora de divisas.

Resta agora às companhias aéreas não só nos municiar de voos, porém também de preços compatíveis. É inconcebível o fato de Recife, Fortaleza (e até João Pessoa) terem voos, em muitas ocasiões, até R$ 500 mais em conta para destinações como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Desoneração daqui, enfim, precisa ser seguida de bom senso dali. O Rio Grande do Norte acertou na medida que reduz a alíquota do ICMS. Agora as companhias aéreas precisam ser justas nos preços que cobram nos voos para e a partir de Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *