4 de maio de 2024
Turismo

Escolha seu fiorde e navegue sem pressa

Texto e fotos de Antonio Roberto Rocha

novo fiorde 3

Navegar é preciso e chegou a hora de escolher seu fiorde. Há várias opções, aliás “bem Brasil”: com ou sem emoção?. Quem optar por um programa mais light e mais acessível, a dica é o conhecer o Osterfjord. O passeio de barco, com duração de três horas, leva a Mostraumen, que preserva uma bela cachoeira (para observar, claro). O tour sai diariamente do porto de Bergen e passa por ilhotas e fazendas que, nesta época do ano, exibem gramado bem verdinho e animais saudáveis.

novo fiorde 7

Outra curiosidade do percurso é a cidade de Modalen. Imaginem que este vilarejo de 380 habitantes é a segunda menor cidade (isto mesmo, é considerada cidade) da Noruega. Dá para ver algumas casas no pé das montanhas. Umas quatro ou cinco. Eu vi até dois moradores, bem ao longe. Foi um sinal de vida em meio à imensidão de água cristalina e montanha. Aliás, vida é algo que existe – com qualidade – na Noruega.

novo fiorde 1

Já quem preferir fazer um roteiro, digamos, “completão”, a dica é dedicar de um a três dias ao Sognefjord, que é o mais longo, estreito e profundo fiorde da Noruega. O trajeto mínimo leva 16 horas e envolve ônibus, trem em meio a declives, barco, trem de novo e ônibus de novo. A saída e o retorno a Bergen é via ferroviária. Na ida a parada é na estação de Myrdal. Já no retorno, sai de Voss. Os ônibus fazem a ligação entre o trem e os canais.

Além dos fiordes, que parecem acariciar as pedreiras, numa relação de cumplicidade poética, destaque para a cênica Flam, de onde partem os barcos. O local é indicado para hospedagem, já que muitos turistas optam por programas complementares na rota dos fiordes, como trekkings, cavalgadas, circuitos de bike e canoagem. Nestes casos, pernoitar é imprescindível.

novo fiorde 6

Outra sugestão é visitar o rei dos fiordes, tombado pela Unesco: o Geirangerfjord. No caso, o trajeto fica cada vez mais longo – e mais dispendioso – a partir de Bergen. São no mínimo três dias de navegação. Os pacotes com barco, hospedagem, alimentação, passeios e rotas de aventura podem chegar a mais de mil euros por pessoa. Sim, a adrenalina é grátis.

Quem desbravou esse mares estreitos em atmosfera glacial tombada garante que é um roteiro, realmente, sensacional. Dizem que é emocionante. E isto, convenhamos, não tem preço. Exige apenas muitas coroas norueguesas.

novo fiorde 4