28 de abril de 2024
Turismo

Secretaria de Turismo do RN promoverá seminário para fortalecer instâncias governistas

As responsáveis pelo evento: Solange Portela e Aninha Costa
As responsáveis pelo evento: Solange Portela e Aninha Costa

Com o objetivo de orientar e esclarecer sobre o processo de formalização das instâncias de governança nos cinco polos turísticos do estado, a secretaria de Turismo do RN irá promover na próxima quinta-feira (19) o Seminário de Formalização e Fortalecimento de Instâncias de Governança Regionais, voltado para representantes de todos os municípios que compõem o Mapa do Turismo no estado e membros dos conselhos regionais. A atividade acontecerá durante todo o dia, das 8h às 18h, no Centro de Convenções de Natal. Terá uma programação diversificada, com palestras, debates e apresentação de casos de sucesso em outras regiões do país.

Nesse momento pós-divulgação do novo Mapa do Turismo pelo Ministério, a secretaria busca com a realização do evento um maior entendimento por parte dos municípios sobre quais caminhos seguir a partir de agora para atender às diretrizes do Programa de Regionalização. “É mais uma ação que irá integrar o trabalho realizado pela secretaria com os polos regionais para fortalecer a atividade”, declara a secretária de Turismo do RN, Aninha Costa.

A situação atual das instâncias no Rio Grande do Norte, a importância da formalização e efetivação de tais esferas, como também como é a relação do órgão oficial do Turismo com esses espaços, serão temas abordados durante o seminário com palestrantes com expertise na temática. Representantes das instâncias de governança regional Circuito do Ouro, em Minas Gerais; Adetur Cataratas, no Paraná; e Trilhas dos Potiguaras, na Paraíba; estarão presentes para compartilhar as experiências de formalização em cada localidade.

Também haverá um representante do Ministério do Turismo e a Interlocutora do Programa de Regionalização do Turismo do Paraná. Um consultor da Fecomércio vai falar sobre as boas práticas de cooperação pública e privada. Já o consultor jurídico da Federação dos Municípios do RN (Femurn) irá explicar os modelos de instâncias de governança que poderão ser adotado pelos polos.

“O Seminário será um momento de intercâmbio de conhecimento muito rico, no qual teremos oportunidade de conhecer o que está acontecendo em regiões que já deram esse passo e agora começam a colher os frutos da formalização, e principalmente para que cada polo possa iniciar seu processo”, ressalta a subsecretária de Politica e Gestão Turística, Solange Portela.

O evento conta com o apoio Governo Cidadão, BNB, Sebrae, Investe Turismo, FECOMÉRCIO e IFRN.