4 de maio de 2024
Turismo

Fernando de Noronha está mais acessível a cadeirantes e idosos

Paraíso mais acessível

A concessionária EcoNoronha está construindo trilhas acessíveis para os principais pontos de visitação do Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha.
Já foram entregues a Trilha do Golfinho e a Trilha do Mirante Dois Irmãos, possibilitando inclusive a portadores de deficência e idosos e bela vista da Praia do Sancho.
Mosana Cavalcanti, coordenadora do Programa de Turismo Acessível – Pernambuco sem Fronteiras (unidade de Projetos Especiais), é cadeirante e ressalta que as trilha de Noronha eram rústicas e exigiam bastante esforço.
“Era impossível ir alguém em cadeira de rodas, com muletas ou mesmo idosos com dificuldade de locomoção”, ressalta.
Ela observa ainda que está acabando a concepção de que Noronha não pode receber pessoas com deficiência, idosos e crianças. “Agora podemos passear, tomar banho de mar e mergulhar. Há pousadas com apartamentos/bangalôs adaptados ou parcialmente adaptados e restaurantes com acesso”, constata Mosana.
De acordo com o gerente da filial EcoNoronha, Pablo Mórbis, a nova estrutura proporciona mais de 2.558 m2 de trilhas suspensas e 1.609 m2 de mirantes com conforto e segurança.
A trilha do Golfinho Sancho foi a primeira a ser construída. Liga o Posto de Informação e Controle do Golfinho Sancho até o mirante dos Golfinhos. A estrutura inclui estacionamento, sanitários, duchas, guarda-volumes, locação de bicicleta para passeio, mapas, lanchonete e loja de suvenires.
Todos os materiais utilizados na obra são ecologicamente sustentáveis, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental. Dentre os materiais está sendo utilizada a madeira biossintética, desenvolvida a partir de plástico reciclado. Dessa forma, o parque é o primeiro do Brasil a utilizar em sua totalidade esse tipo de material.
 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *