Festival do Turismo de Gramado teve 324 reuniões setoriais e incremento de 3,5% na área de exposição
O 26° Festival do Turismo de Gramado (Festuris), realizado de quinta a domingo passado (6 a 9), contabiliza 324 reuniões de negócios e 14 mil pessoas participantes, seja em workshops de capacitação, nos salões de comercialização ou no congresso. O volume de expositores cresceu 3,5% nesta edição e o aplicativo do Festuris foi baixado 1.928 vezes.
Para Marcos Rossi e Eduardo Zorzanello, organizadores do Festuris, o impacto do evento na promoção do destino Gramado é notável, mas ainda há muito a conquistar. “Os eventos reposicionam Gramado no cenário nacional de turismo e de eventos. O desafio, agora, é internacionalizar o destino”, disse Rossi.
Já de acordo com Zorzanello, o evento contribuiu para instituir a profissionalização do turismo na região serrana e no estado gaúcho. “Manter a energia do evento e continuar inovando é o nosso objetivo”, afirmou.
A secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, garantiu que o calendário municipal de eventos vem consolidando o destino gaúcho como sede para congressos, feiras e exposições de pequeno, médio e grande porte.
Segundo ela, a estratégia de sediar pelo menos um grande evento a cada mês fez o governo municipal decidir pela retomada da Feart, a feira de artesanato historicamente realizada na cidade, que deve voltar para a programação local em setembro de 2015. Já está confirmada a participação dos 65 destinos indutores do turismo, selecionados pelo Ministério do Turismo.