11 de maio de 2024
Turismo

Festuris Gramado começa nesta quinta com propostas de sustentabilidade e inclusão

Festuris tem corredores sempre lotados
Festuris tem corredores sempre lotados

Iniciando um novo ciclo de transformações, a 31ª Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) acontece de quinta-feira a domingo desta semana no Serra Park. Neste ano a feira abrirá uma hora mais cedo, funcionando das 13h às 20h. Desta forma, os participantes terão mais tempo para realizar negócios. O lançamento de dois novos espaços e a qualificação dos profissionais do trade estão entre as prioridades desta edição, que levanta bandeiras como a sustentabilidade e a inclusão.

A programação inicia com a solenidade de abertura realizada na quinta-feira (7), às 20h, no Palácio dos Festivais, onde também haverá a entrega do troféu “Amigos do Festuris”. Na sequência os participantes credenciados são convidados para a festa oficial oferecida pela Redetur e parceiros, que se inicia às 22h, na Sociedade Recreio Gramadense. Na sexta-feira (8) a programação direciona seu foco totalmente ao conteúdo e aos negócios.

Na abertura da feira, às 13h, os participantes poderão vivenciar o ritual da oferenda da grande lamparina, crença tibetana que inspira e desperta os bons pensamentos, emoções e clareza interior – fatores essenciais para os bons negócios. A lamparina será acesa na abertura com a colaboração dos participantes e mantida assim até o final da feira, integrando o Espaço Cultural e Religioso.

O Festuris contabiliza um crescimento médio de 5% na área de expositores nesta edição. São cerca de 2.700 marcas expostas e uma expectativa de 17 mil participantes durante a feira, incluindo mais de dez mil profissionais do trade. Apenas na montagem e preparação do evento estão envolvidas cerca de 1.200 pessoas. A internacionalização também continua sendo uma das características do evento, que novamente supera os 65 destinos internacionais.

Ao longo de suas três décadas, o Festuris se consolidou como a melhor feira de negócios turísticos e viagens da América do Sul. Em 2018 foram mais de R$ 300 milhões em negócios gerados e R$ 17 milhões de impacto na economia local. Nesta edição também houve um aumento considerável na participação de outros setores do mercado turístico, especialmente da hotelaria.

Os diretores do evento, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi
Os diretores do evento, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

“Além da forte representação internacional, temos um incremento nos Estados com estandes próprios e a participação da hotelaria triplicou em relação à última edição. Muitos destinos nacionais e municípios também estão começando a trabalhar individualmente suas marcas. Isso mostra um otimismo na economia, indicando que teremos um cenário fértil para a geração de negócios”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.

Para continuar crescendo, o Festuris acompanha as tendências do mercado, lança dois novos espaços e reformula outros segmentos nesta edição. Especializado em casamentos e luas de mel, o Wedding foi totalmente comercializado com dois meses de antecedência, comprovando o sucesso da aposta. Já o Termalismo e Bem-Estar, voltado para os benefícios das águas termais, inicia como um projeto piloto e promete vir com ainda mais força na próxima edição.

Reformulado, o Mice & Experience contabilizou um crescimento de 10% e aumenta sua aposta no turismo corporativo e na inovação. O LGBT também muda seu conceito e pretende explorar o potencial do segmento no mercado turístico, ocupando agora a área internacional. Outra novidade é uma versão pocket do Festival da Gastronomia, oferecendo opções de alimentação com a temática da Itália – oportunidade para os participantes realizarem suas refeições dentro da feira.

Sempre conectado com as evoluções tecnológicas, o evento está lançando o novo App Festuris, ferramenta disponível a participantes e expositores para otimizar o tempo e aumentar a produtividade durante a feira. Outro benefício voltado à geração de negócios é o Buyers Club, sistema de agendamento de reuniões que continua sendo um diferencial da feira.