10 de maio de 2024
Turismo

Fórum de Turismo do RN e Femptur. Balanço final

Folclore potiguar deu o tom no palco da Femptur
Folclore potiguar deu o tom no palco da Femptur

O Fórum de Turismo do RN, cuja sexta edição se realizou na quinta e sexta-feira passadas, no Centro de Convenções de Natal, se consolida no calendário de eventos do Estado. A seriedade e o empenho com que é promovido faz a diferença. Pelo menos, é a opinião geral.

O evento conseguiu, ao mesmo tempo, integrar o interior (e a feira que se realizou paralelamente colaborou nesse processo) e se “internacionalizar”, já que recebeu três operadores europeus, da Itália, Suécia e Espanha, que debateram a possibilidade da retomada dos voos charteres para Natal.

Com auditório formatado para 650 pessoas, o Fórum teve picos de cem por cento. Até mesmo seu menor público, no último painel da sexta-feira (20), registrou em torno de 70 por cento das cadeiras ocupadas. Ou seja: quase 500 pessoas, algo bastante expressivo.

A Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN, a Femptur, que se realizou paralelamente ao Fórum, teve amplo movimento mesmo na hora dos painéis. Os estandes estavam bem produzidos. A feira ficou bonita. Colorida. Alegre. À noite, recebeu muitos turistas. Era muito fácil identificá-los. Estavam quase todos de bermuda e camiseta.

Foram convidados por hotéis como Serhs, Bello Mare e Ponta do Sol, as agências de receptivo Potiguar Turismo e Wheltour, o Mercado de Ponta Negra, shoppings como o Praia Shopping e Cidade Jardim e a loja da Tam Viagem (Afonso Pena). Os dois trailers de informações turísticas de Ponta Negra também entregaram convites para a Femptur aos turistas.

As apresentações culturais noturnas ficaram por conta de grupos folclóricos de Parnamirim, Maxaranguape, Extremoz e São José do Campestre, além do Trio Forró com Turista. As orquestras sanfônicas de Nísia Floresta (mirim) e de Parelahas (adultos e crianças), cada uma em uma noite, foram shows (literalmente) à parte.

Os apoiadores do Fórum e da Femptur dão bem a dimensão dos dois eventos. É difícil atrair patrocinadores do porte da Fecomércio-RN, Sebrae, Banco do Nordeste e Cosern, que têm critérios rígidos de avaliação. Atrair operadoras nacionais para a Femptur, como CVC e Tam Viagens, também é indício de credibilidade.

Governo do Estado e Prefeitura de Natal também apoiam os dois eventos, através de suas secretarias de Turismo, assim como três entidades de classe: Natal Convention & Visitors Bureu, ABIH-RN e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares. Outro apoiador foi o Sehrs Natal Grand Hotel.

Um fato que merece registro: o governador Robinson Faria deu importância e atenção ao evento. Participou do café da manhã de lançamento da Femptur, no hotel Serhs, no dia 6 passado, e passou a manhã do primeiro dia (quinta, 19) entre a feira e o Fórum, onde ressaltou em seu discurso o compromisso com o setor de Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *