27 de abril de 2024
Turismo

Hotel Escola Barreira Roxa será reinaugurado nesta noite

ba 3

Voltado para a formação de profissionais do segmento turístico, o “novo” Hotel Escola Barreira Roxa será reinaugurado oficialmente durante solenidade festiva nesta noite (14). Depois de ser concebido há 33 anos pelo Governo do Rio Grande do Norte e já ter sido encampado pelo Sebrae, o centro de ensino, sob a bandeira do Senac, teve investimento de R$ 36,2 milhões e passa a contar com 8.600 metros quadrados de área construída.

O Centro de Educação Profissional do Hotel Escola Barreira Roxa ganhou um edifício exclusivo. A estrutura conta com duas cozinhas pedagógicas, laboratório de panificação e confeitaria e laboratório de alimentos e bebidas. Este espaço gastronômico tem o nome de Jessé Freire, em referência ao único potiguar a ocupar a presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Foram construídas seis salas de aula com vista para o mar e uma biblioteca com os principais títulos dos segmentos de turismo, hospitalidade, gastronomia e lazer. Este espaço presta homenagem ao mestre Luís da Câmara Cascudo, folclorista e pesquisador potiguar conhecido internacionalmente.

Outra novidade será o lançamento do Senac Microsoft SmartLab, sala multidisciplinar que possibilitará a implementação de estratégias didáticas inovadoras para o desenvolvimento de habilidades exigidas pelo mercado de trabalho 4.0.

O novo Centro de Educação Profissional construído no Complexo Barreira Roxa permitirá a expansão da capacidade de atendimento do Senac no segmento de turismo, hospitalidade e lazer em mais de 40%, podendo chegar a duas mil matrículas por ano, somente em Natal. Também serão lançadas novas capacitações, permitindo expansão do portfólio da instituição no segmento.

Com três pavimentos, o hotel Barreira Roxa possui 52 unidades habitacionais e configuração para até 150 leitos. Dispõe de salão de jogos, academia de ginástica, espaço infantil e ampla área de lazer com piscina. Todos os ambientes são preparados para receber pessoas com dificuldades de acessibilidade.

ba 2

Um dos principais segmentos trabalhados pelo portfólio de cursos do Senac, a gastronomia será o carro-chefe do Barreira Roxa. Na área de Alimentos e Bebidas, destaque para o restaurante Navarro, que homenageia um dos grandes nomes da cultura potiguar: o dramaturgo, poeta, desenhista e pintor Newton Navarro.

Com capacidade para 120 pessoas, o Navarro oferece um cardápio que privilegia ingredientes da gastronomia regional, com releituras a partir de técnicas da cozinha contemporânea. Outro ícone da cultura local, o artista plástico Dorian Gray nomeia o Café com vista para o Parque das Dunas. A proposta é que o espaço ofereça uma versão potiguar do tradicional e britânico chá das cinco.

O novo Barreira Roxa possui também um Centro de Eventos, com área verde para celebrações corporativas ou sociais, como casamentos e confraternizações. Dispõe ainda de auditório modulável com capacidade para cerca de 300 pessoas, três salas de conferências com capacidade para até 50 pessoas e foyer com área para até duas secretarias simultâneas.

ba 4

A história do Hotel Escola Barreira Roxa remonta a 1986, quando foi criada a Escola de Hotelaria e Turismo de Natal, que tinha como foco a formação em nível básico de profissionais como garçons e cozinheiros. Em 1993 a escola passou a ser administrada por um grupo suíço, o Instituto Internacional de Treinamento em Hotelaria e Turismo.

Em 1996, o governo estadual desapropriou as antigas instalações e, via contrato de concessão, o Sebrae RN passou a administrar e escola. Criou-se, em consequência disso, um novo estabelecimento: a Escola de Turismo e Hotelaria Barreira Roxa. O Sebrae RN administrou o espaço por quase oito anos. O Senac RN assumiu a gestão do Hotel-Escola Barreira Roxa em 2004.