4 de maio de 2024
Turismo

IATA clama por união urgente entre governos e transporte aéreo

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) apelou aos governos para que se unam ao setor de transporte aéreo e que, juntos, elaborem planos para reconectar as pessoas, os negócios e as economias com segurança quanto à situação da pandemia. Uma prioridade desta cooperação fundamental, segundo a IATA, é acelerar o estabelecimento de padrões globais de vacinação e certificação de testes.

“Podemos ver a luz no fim do túnel com a implementação de programas de vacinação pelo mundo. Transformar essa perspectiva em uma retomada segura e ordenada exigirá planejamento cuidadoso e coordenação dos governos e do setor. Isso será um desafio, pois a prioridade nas próximas semanas e meses será conter a disseminação de novas variantes”, afirmou – em release oficial – Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Ele ressalta que, mesmo com a crise, é importante preparar o caminho de retomada dos voos para quando a situação permitir. “Compreender os parâmetros de referência das políticas governamentais e definir os padrões globais necessários para apoiar o retorno à normalidade nas viagens são passos que vão garantir a preparação do transporte aéreo, impedindo que se torne um vetor significativo de reimportação do vírus. As companhias aéreas estão prontas para apoiar os governos nesta tarefa”, alertou Juniac.