10 de maio de 2024
Sem categoria

Joel Copacabana e sua moqueca potiguar

Moqueca capixaba, prato que virou referência de Joel Copacabana em Natal
Moqueca, um prato que virou referência de Joel Copacabana em Natal

Joel Copacabana foi jogar bola em outros campos. Ou estaria ele decidido a criar novas moquecas?
Um cara legal. Bom papo. Ele adorava Jussier Santos. Não teve uma vez que conversasse com Joel e ele não se referisse ao “padrinho” Jussier.
Reproduzimos abaixo a última matéria que fizemos com Joel. O tema foi a moqueca potiguar, idealizada por ele:
“Ele criou e patenteou, recentemente, o primeiro prato genuinamente do Rio Grande do Norte: a moqueca potiguar. O restauranteiro e ex-jogador de futebol Joel Ribeiro, mais conhecido como Joel Copacabana, procurou um diferencial para seu restaurante, a Moqueca Capixaba, em Areia Preta.
Pelo visto, acertou no intuito. Em pouco mais de um mês, a moqueca potiguar virou referência culinária. Além dos turistas que, curiosos, procuram a iguaria, os norte-rio-grandenses também aprovaram o prato. Prova disso é o substancial aumento no movimento no restaurante.
Joel comenta que os turistas internacionais que visitam Natal, sobretudo os portugueses, começam a descobrir a moqueca potiguar. Se o prato continuar sendo sucesso, observa, vai abrir um restaurante exclusivo para a iguaria.
Por trás de um bom prato também pode haver um toque feminino. A esposa de Joel, Vera Ribeiro, é quem dá o tempero da moqueca potiguar. O casal diz que a idéia foi de ambos, mas percebe-se que é Vera quem está mais ligada à cozinha.
Sobre o atleta – O jogador de futebol Joel Copacabana encerrou sua carreira em Natal, há 26 anos, depois de atuar em clubes como Flamengo, São Cristóvão (RJ), Ferroviário e Fortaleza (ambos do Ceará), Botafogo (João Pessoa), Treze (Campina Grande) e ABC e América (Natal).
Moqueca potiguar – É feita com camarão, ao invés do peixe. E nada de azeite de dendê como tempero. Usa-se apenas leite de côco. O pirão é de macaxeira, com queijo de coalho e manteiga da terra. O arroz que acompanha a moqueca, servida em panela de barro, é trivial, refogado no alho e óleo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *