JPA Travel Market finaliza balanço: 3,5 mil pessoas, dos quais 1,4 mil agentes
Finalmente, o JPA Travel Market – realizado na sexta e sábado passados – fechou os números finais da edição de 2018. De acordo com os organizadores, circularam pelos corredores cerca de 3,5 mil profissionais do turismo, dos quais 1,4 mil agentes de viagens e operadores de 25 estados brasileiros. O aumento é de 15% em relação à edição de 2017. No próximo ano, o JPA será nos dias 18 e 19 de outubro.
O Rio Grande do Norte esteve presente com dois estandes. Um do Governo do Estado, através da Emprotur e com recursos do Governo Cidadão, teve à frente as técnicas Dalila Queiroz e Cristiane Vale. O outro espaço foi do município de Santa Cruz. A secretária de Turismo Marcela Pessoa coordenou o estande que mostrou, sobretudo, a mega estátua católica de Santa Rita de Cássia.
Grandes áreas personalizadas se destacaram no evento, como Trend, Argentina, Azul Viagens, Teresa Perez, Visit Florida, Best Western, IFPB/Funetec/Cedir e USA. O JPA Travel Market contou com 235 estandes nacionais e internacionais.
Sobre o crescimento na internacionalização do evento, o bom momento dos novos voos internacionais partindo de capitais do Nordeste pode ter influenciado. Ao todo, foram 60 estandes internacionais, o que significa um crescimento de 34% comparado ao ano anterior.
Além da movimentação nos corredores, as salas de capacitação permaneceram lotadas nos dois dias. Ao todo foram 12 salas, com 126 capacitações de diversas empresas nacionais e internacionais. As principais caravanas do Nordeste foram da Masterop, com 150 agentes de viagem, e Trend, com 200 agentes.
O JPA Travel Market recebeu representantes do Ministério do Turismo, como o secretário executivo Alberto Alves; o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho; a cônsul geral da China, Yan Yuqing; o cônsul dos Estados Unidos, John Barrett; o cônsul da Argentina, Alejandro Funes Lastra; e o cônsul do Egito, Mohamed Elkhatib.