7 de maio de 2024
Turismo

Latam e Azul anunciam aumento da malha aérea para Natal

O futuro chegou? Não é o que demonstra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante
O futuro chegou? Não é o que demonstra o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Com base nas demandas do mercado e também como estratégia para aderir aos novos incentivos a para redução do ICMS sobre o combustível de aviação no Rio Grande do Norte, Latam Airlines Brasil e Azul Linhas Aéreas anunciam ampliação na malha aérea para Natal.

A Latam aumentará em 16% o volume de voos para o aeroporto que fica no município de São Gonçalo do Amarante e serve à Grande Natal. As novas frequências serão operadas a partir do próximo dia 4 de agosto. A malha será ampliada de 80 para 93 voos semanais.

“Os novos incentivos viabilizam os investimentos e fortalecem a competitividade do setor aéreo. É uma medida fundamental para o desenvolvimento sustentável da aviação no Rio Grande do Norte, contribuindo para seu desenvolvimento econômico, em especial o setor do turismo”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

São Paulo (Guarulhos) terá 10 voos a mais por semana para Natal. Rio de Janeiro (Galeão) terá duas novas ligações para a capital potiguar a cada sete dias. Já Fortaleza ganha uma nova frequência semanal da Latam para Natal.

Já a Azul Linhas Aéreas retornará sua ligação diária entre Natal e Campinas (atualmente tem apenas um voo semanal para Viracopos, aos domingos) a partir de 4 de dezembro. Recife, que já conta com quatro voos diários para a capital potiguar, em ATR 72, ganha uma nova frequência a partir de 24 de setembro, o que reforça o hub da aérea na capital pernambucana.

Os anseios da população potiguar e da indústria turística, porém, não foram atendidos com o aumento das rotas para a capital pernambucana, já que a dependência por conexões para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília continua.

“A parceria com o Rio Grande do Norte é fundamental para a implantação desses voos e de outros que virão no futuro. Desejamos contribuir para o desenvolvimento da economia potiguar, especialmente no acesso de clientes além dos eixos Rio, São Paulo e Brasília, via Natal e Mossoró”, comenta Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Alianças da Azul.

Os novos voos para o Rio Grande do Norte serão contemplados pelo regime especial de redução do querosene de aviação (QAV), assinado no dia 18 de junho, que estabelece a redução da base de cálculo em cinco alíquotas: 12%, 9%, 5%, 3% e 0%. Em contrapartida, as companhias aéreas precisam cumprir metas para assegurar a redução.