5 de maio de 2024
Turismo

Leia entrevista da secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa, publicada na nossa coluna da TN desta sexta

Beth com a secretária de Turismo de Guamaré, Mauricéia Cavalcante: mulheres no comando
Beth com a secretária de Turismo de Guamaré, Mauricéia Cavalcante: mulheres no comando

Nossa coluna de Turismo desta sexta-feira no jornal TRIBUNA DO NORTE traz uma oportuna entrevista com a secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa, Beth Bauschwitz, que fala sobre a nova categorização do destino, que alcançou o almejado conceito A, igualando-se a Natal. Para quem não leu a coluna no impresso, segue a entrevista aqui no meio digital.

Bate-papo
Beth Bauschwitz, secretária de Turismo de Tibau do Sul-Pipa

Qual foi a estratégia de Pipa-Tibau do Sul para chegar à categoria A entre os destinos turísticos nacionais na avaliação do Ministério do Turismo?

O ano passado foi um ano de renovação do mapa turístico brasileiro. Participamos de oficinas na Setur RN para “defendermos” a permanência de cada município que estivesse interessado em continuar no mapa. Acredito que este relatório e a análise que o Ministério do Turismo faz com as quatro variáveis de desempenho econômico – número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais – nos levaram não só à permanecia no mapa mas na elevação da categoria ao topo do Turismo. Tibau do Sul-Pipa tem no turismo sua principal fonte econômica. Neste primeiro ano de gestão do prefeito Antonio Modesto, temos investido na divulgação e marketing do destino, participando das principais feiras nacionais e internacionais e buscando novos destinos emissores, como Bogotá e Lima. Uma parceria com o setor privado, no caso com a Associação dos Hoteleiros de Pipa, a Asthep, gerou uma sinergia que tem dado certo. O setor público sozinho não consegue ser tão eficaz. Quando anda junto ao setor privado, é sempre melhor. Este tem sido o grande diferencial na gestão e tem gerado frutos mais rápido do que o esperado.

Quantos meios de hospedagem e quantos leitos o município tem atualmente? Quantos estão em Tibau do Sul e quantos na Pipa?

Temos trabalhado Tibau do Sul como destino. Pipa é a praia mais conhecida do município, com fama internacional. Ao fazer o levantamento de meios de hospedagem e leitos não fazemos esta distinção. Vale ressaltar que hotéis e pousadas têm se instalado em Tibau do Sul com infraestrutura fantástica e produtos diferenciados. Claro que de 80% a 90% estão situados na Praia da Pipa, mas Tibau do Sul tem recebido uma maior atenção e investimentos. Nosso ultimo inventário nos confirma 92 meios de hospedagem e 6.000 leitos. Um número de leitos a se considerar, se levarmos em conta que o município tem 13 mil habitantes

Pela ordem, quais os principais mercados emissores nacionais? E do exterior?

No mercado nacional, assim como Natal, o maior mercado emissor é São Paulo, capital e interior. Porém recebemos muitos mineiros e sulistas. Mas o mercado regional é o grande frequentador da nossa praia: Paraíba, Pernambuco e Ceará. No mercado internacional, é totalmente perceptível o turista argentino. Mas continuamos recebendo portugueses e outros europeus, porém em menor número. Gostaria de destacar o crescimento na procura pelos uruguaios, paraguaios e chilenos, fruto de ações da Emprotur e ABIH-RN, com a participação de nosso município.

Há perspectiva de melhoria nos acessos a Tibau do Sul-Pipa? Aquela estrada que seria construída terá as obras retomadas?

A estrada que seria construída já não será mais. Segundo o diretor geral do DER, general Jorge Fraxe, houve invasões e a demora na execução da obra levou ao cancelamento. O acesso já existente, que liga Goianinha a Tibau do Sul, está com a obra de recuperação já licitada, aguardando a ordem de serviço ser expedida. Acredito que aguardando também a baixa temporada para poder começar os trabalhos