17 de maio de 2024
Turismo

Maceió registra crescimento no fluxo de passageiros e na hotelaria em setembro

Combinamos assim: a orla de Maceió é a mais bela do Nordeste. Convenhamos… Mas a cidade de Natal, no todo, é a mais bonita do Nordeste. Desta vez acertei na legenda! Concordam?

A movimentação no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, teve crescimento de 15,4% comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram cerca de 140 mil passageiros, contra pouco mais de 120 mil em 2011.
Segundo a Infraero, o acumulado de janeiro a setembro também apresenta crescimento. Em 2012, 1.239.456 pessoas movimentaram o aeroporto no período. Em 2011 o número foi de 1.159.464. O aumento é de 6,91%.
De acordo com a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH-AL), a taxa de ocupação de setembro nos hotéis associados à entidade oscilou entre 70% e 85%. Nos feriados prolongados, como o do dia 7 de setembro, a taxa chegou a 87,15%. A previsão para este feriadão é de ocupação de 98,5%.
 
 

12 thoughts on “Maceió registra crescimento no fluxo de passageiros e na hotelaria em setembro

  • Rudson

    Combinamos assim: se orla for igual a calçadão com quiosques, ok. Contudo, se orla for praia, costa, litoral, como diria Ricardo Freire da Viagem e Turismo e do Estadão (aliás, apaixonado por Maceió), Ponta Negra é a mais bela praia urbana do nordeste.
    http://farm6.staticflickr.com/5035/5906304960_8cb1469758_z.jpg
    http://www.malapronta.com.br/blog/wp-content/uploads/sites/10/2012/04/Beraldo-Leal.jpg
    A comparação chega a ser um insulto às belesas naturais e urbanas de Ponta Negra e via costeira…kkkkk
    Brincadeiras à parte. Pra quem gosta de calçada e coqueiro, ok. Pra quem conhece o litoral da Austrália, as cidades médias são a cara de Natal. É pura questão de gosto. Digamos que o mar raso de Maceió favorece. Mas a natureza que circunda Natal e o seu eixo BR101-Petrópolis e Eng Roberto Freire-Ponta Negra-via costeira é de +

    Resposta
  • marcelo

    kkkk e muito engraçado esse comentario sobre a mais bonita do nordeste…legal como voces tem que se afirmararem todo o tempo como melhor ou bonita, ja fui ai
    e posso dizer as pessoas sao maravilhosas , lugares bonitos , mas estrutura fica devendo e muito ao seu vizinho , vamos melhorar a oportunidade ta ai na porta

    Resposta
  • bernardo Silva

    Meu caro Antônio Roberto, sou do interior do RN, gosto muito de passar férias e feriados em Natal. Mas ando triste com algumas atitudes de descaso com a nossa Capital, que é uma bela cidade. Infelizmente não podemos tapar o sol com peneira: estamos perdendo espaço para outras capitais. Até quando vamos viver de passado? Até o quesito “violência urbana”, que era um elemento forte do nosso lado, não é mais. Não somos mais uma cidade tranquila. As outras estão cuidando dos seus grandes problemas. Por isso Maceió está sendo vista. Não tenha dúvida de que Maceió é nossa forte concorrente. Para quem não sabe, Maceió em alguns momentos já superou Natal no ranking da CVC. Não sou pessimista, tenho certeza de que a nossa cidade voltará a brilhar.

    Resposta
  • Rudson

    Amigo Bernardo. Você já foi à Maceió? Eu já. E o que a cidade (o litoral do estado é lindo) tem de belo cabe exatamente nesta foto: Ponta Verde e Pajuçara. PONTO. E Maceió sempre levará vantagem pela próximidade com Minas e São Paulo. É o preço, colega. A CVC tem pacote até rodoviário. Mesmo assim Natal se mantém no topo com Porto Seguro. Fortaleza encomoda muito mais o segundo lugar de Natal. E não vivo de passado. Resido em Natal e, mesmo castigada severamente por Micarla, ainda é exuberante. Qualquer que seja o candidato que vencer cuidará do problema do lixo e buraqueira. Corre o risco de ser dizimado como Micarla se não o fizer. Natal estará com lotação de 95%. Procure saber quanto fica 95% de 30 mil leitos e 98% de 5 mil. Enquanto à questão da comparação, as cidades do nordeste são produtos turísticos. Natal não perde em nada para Fortaleza que é três vezes maior e João Pessoa está dez anos atrás. Maceió não é vizinha, pra quem não entende de geografia. E Natal está fadada a se reerguer com a Copa.

    Resposta
  • neide

    Para turistas que vêm de São Paulo, Belo Horizonte ou Brasília, as praias são todas belas, não faz muita diferença se tem Morro do Careca ou Ponta Negra.
    O que esses turistas querem é desfrutar de boa infraestrutura turística: opções de passeio, segurança, profissionalismo, facilidade de acesso, etc.
    Em todos esses quesitos, Natal perde para todas as capitais vizinhas.
    Os turistas não são bobos; eles vão para onde eles se sentem melhor.

    Resposta
  • Ivana Guedes

    Concordo consigo ao dizer que a Cidade do Natal, no todo, é a mais bonita do Nordeste, todavia precisamos ter mais interação do poder público, privado e a sociedade em geral, para ‘ alavancar ‘ todo o potencial turístico da mesma e do RN.
    Agente – eu sou uma paulista nata, com um coração já potiguar – tem que saber apreciar e fazer, cada qual, sua parte muito bem feita e, como sempre, não depender só e somente do poder público e ficar na espera de mudanças.
    Eu também sou parte da mudança, toda empresa, todo potiguar é e os todos os tipos de turistas também são.
    Natal é a minha Cidade Natal ! Por isto, eu estou fazendo a minha parte. Não adianta falar mal do poder público, do empresariado e jogar lixo pela janela do ônibus(e.g.), né ?
    Não basta amar, tem que saber amar !

    Resposta
  • Rudson

    Neide. O que não falta a Natal são opções de passeios. Precisamos de mais opções, inovar, principalmente porque nossos visitantes sempre retornam MUITAS vezes. E quem vem de SP, DF, MG, quer ver praia sim. Infraestrutura e acessibilidade é um problema nacional. Natal tem centenas de restaurantes, mais área bruta locável em shoppings, hipermercados, grandes farmácias, mais hotéis, etc, que os vizinhos e pelos dados oficiais da Secretaria Nacional de Segurança Pública somos menos violenta que nossas vizinhas e só perdemos para Floripa atualmente. Há problemas, mas parece que depois do governo de Micarla nosso jornalismo tem castigado a cidade mais que aos próprios políticos. Eu ando de norte a sul da cidade e vejo mais problemas superficiais por safadeza dos políticos do que essa cidade do Haiti que vcs enxergam. Está havendo uma supervalorização dos problemas, mas parece que ninguém vê os super investimentos privados nos quatro cantos da cidade. É uma questão de opinião. Natal está um caos, não É um caos. E olha que viajo muito. E é fato: nossas belas cidades vizinhas só cuidam das orlas.

    Resposta
  • bernardo Silva

    Meu caro Rudson, já fui a Maceió. Conheço a estrutura da cidade hoje. Você está desatualizado: Maceió tem 18 mil leitos em hotel. A nossa Natal tem muito mais do que isso. Mas, lembre-se meu amigo, estamos sim vivendo de passado. O que hoje representa essa diferença, pode não ser mais amanhã. Precisamos ser realistas, não olhar com essa miopia. Precisamos de investimentos.

    Resposta
  • Rudson

    NÃO ESTOU DESATUALIZADO. Os dados foram meramente ilustrativos. Não entro mais no mérito da discussão. Deixo os méritos para turistas e agentes de viagens sérios, como a AVIESP que elegeu Natal e o RN como melhores cidade e Estado do Brasil para se fazer turismo pela quarta vez seguida, agora em 2012. Quanto aos problemas, creio que as eleições estão aí. E Micarla já sentiu na pele o que acontece com quem nada faz. Falta o povo acordar e não deixar passar quatro anos, como acontecerá com Rosalba, que vai no mesmo trilho. Da iniciativa privada seria injusto reclamar. É a minha opinião. Saio do debate agora. Quem gosta de calçada, continue se deslumbrando, pois prefiro natureza. O que seria do Rio de Janeiro sem o corcovado e o pão de açucar. Imagine o rio uma cidade plana? Pra falar a verdade, mesmo com mar marrom em boa parte do ano, prefiro João Pessoa a Maceió. Muito mais cidade, embora o litoral de Alagoas seja mais belo. Espero sinceramente que nosso novo gestor deixe a via costeira com os hoteleiros e invista na reurbanização da Redinha à Areia Preta e na Praia de Ponta Negra. Não tenho complexo de viralata. Natal é vítima. Nós somos os culpados pela “maré’ ruim que passará. é um destino consolidado, não há o que contestar. Decadente, jamais. Não precisamos ser os primeiros. Basta estar entre. Boa sorte aos pessimistas. Eu ainda acredito, e milhões de outros brasileiros e estrangeiros.

    Resposta
  • francisco antonio

    Estive em Maceió em julho passado e detectei vários problemas na mesma que são bem piores do que em Natal, como violência (em proporção, uma das maiores do Brasil, dados de vários institutos de pesquisa, divulgados em vários órgãos da mídia nacional), favelas em grande número e consequentemente muita pobreza. É uma pena porque Maceió é uma cidade bonita e dona de uma orla belíssima, muito bem cuidada. Quanto ao número de leitos, segundo a TV Gazeta (rede Globo-julho/2012), era aproximadamente 15.000, muito aquém de Natal com seus mais de 30.000 leitos, ítem imbatível (turismo) em relação ao Nordeste e outras grandes cidades brasileiras. Quanto à preferência, vide comentários nas redes locais, dos que nos visitam, sempre elogiosas. Quanto ao abandono da nossa Capital, o próximo prefeito, se quiser, em pouco tempo a deixará linda como era antes, é só querer, não é difícil.E quanto aos que não gostam de Natal, vai um conselho, se mudem para bem longe, é um favor que nos faz.

    Resposta
  • Laura Meneses

    Combinamos assim: Joao Pessoa tem a orla e é a mais bonita do Nordeste.Depois vem Natal e em seguida Maceio.E tenho dito.
    Laura

    Resposta
  • Jian

    Gente, o que que é isso?? Quanto radicalismo e bairrismo!! Acredito que devemos sim, levar a situação de Natal a sério!! Colocar que Natal ou outra cidade tem mais vagas para hospedagem do que outra pouco importa se a cidade não for dinâmica e oferecer boas condições a quem a visita. Natal é feliz por ser uma cidade que não tem bairros tão desorganizados como as demais. No entano, creio que o turista que visita Natal quer sobrtudo encontrar uma orla bonita (e incluo É LÓGICO, CLARO, EVIDENTE, calçada com acessibilidade “inclusive”, coqueiros (que prefiro dizer área verde), quiosques (quando você chega noutra cidade espera/gostaria de ir a praia, por exemplo, caminhar e não encontrar um local como esses, limpo, com boa aparência e onde encontraríamos diversos produtos???). Enfim, acho quea orla de Natal precisa sim de um VULTOSO “banho de loja”, não só a orla mas a cidade em si precisa de novas áreas de lazer para que nós mesmos (residentes daqui) possamos ir desfrutar um lazer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *