13 de maio de 2024
Turismo

Marcelo Queiroz faz palestra sobre as ações da Fecomércio-RN no turismo

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz (foto abaixo), foi o convidado da edição de abril do Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira, que aconteceu na noite de ontem (14) no Serhs Natal Grand Hotel. Na ocasião, ele apresentou as principais ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio RN em prol do turismo, que considera um dos principais pilares da economia do estado, com movimento de cerca de R$ 1,8 bilhão por ano e emprego direto e formal a quase 90 mil pessoas.

fecoQueiroz lembrou que o estado possui mais de 52 mil leitos, dos quais 30 mil deles em Natal. Em 2015, a taxa de ocupação dos leitos teve uma alta de 30%, atingindo uma média de 70%. Na alta estação 2015/2016, esta taxa se manteve acima dos 90%, ainda de acordo com o presidente da Fecomércio-RN.

Com foco na qualificação e capacitação da mão de obra, o palestrante enfatizou que o Senac possui mais de 100 cursos em seu portfólio voltados para a cadeia produtiva do turismo. Em 2015, segundo Marcelo Queiroz, foram cerca de duas mil matrículas no segmento de Turismo, Hospitalidade e Lazer. Para este ano, a previsão é de ofertar 3.123 matrículas, das quais 621 por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG).

“Entre 2011 e 2015 foram mais de 23 mil matrículas voltadas para o segmento, sendo que cerca de 71% foram destinadas ao público de baixa renda, por meio do PSG e do Pronatec”, ressaltou. Os cursos de idiomas da instituição (inglês, espanhol, alemão, italiano e francês) são referência em qualidade no estado. Além disso, comenta o presidente da Fecomércio-RN, o Senac também disponibiliza cursos online com foco em atividades ligadas ao Turismo e Hospitalidade, por meio da Rede Nacional de Educação a Distância.

“Com o objetivo de democratizar o acesso à educação para o trabalho, por meio do Programa Senac Móvel, a instituição chega a todos os cantos do estado, levando em suas unidades móveis estrutura pedagógica de última geração. A unidade móvel com cursos voltados ao segmento é a de Turismo e Hotelaria, que somente entre 2012 e 2015 qualificou mais de mil pessoas, de forma gratuita”, afirmou Marcelo Queiroz.

Queiroz lembrou ainda que o Sistema Fecomércio RN também atua no turismo por meio do Sesc, que mantem o Hotel Sesc Enseada e a Pousada Sesc, que no ano passado receberam, juntos, quase quatro mil hóspedes. A entidade promove o Turismo Social, que consiste em promover viagens e passeios com preços acessíveis, tanto para cidades do RN quanto para outros estados. O interessante no Turismo Social do Sesc, diz ele, é que outros estados também programam a vinda dos turistas para o RN, promovendo um o intercâmbio de visitantes.

A jornalista Cristina Lira (vestido preto) e os convidados do Encontro
A jornalista Cristina Lira (vestido preto) e os convidados do Encontro

“O Sesc também atua de forma direta atendendo aos comerciários que trabalham nos estabelecimentos turísticos com toda a sua estrutura de lazer, esportes, saúde e educação. E também realizamos ações pontuais, como a que fizemos em 2015 levando a unidade Sesc Saúde da Mulher para Ponta Negra. Na época, atendemos prioritariamente as mulheres trabalhadoras dos estabelecimentos turísticos”, explicou o presidente.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, lembra Queiroz, conta com uma equipe formada por enfermeira, assistente social, técnicas de enfermagem e de radiologia, artífice e médico, todos imbuídos de um objetivo: disseminar a prevenção e a educação sexual entre o público feminino. Oferece exames gratuitos de mamografia, preventivos, ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal, além das ações de educação em saúde.

Durante o encontro, o presidente da Fecomércio-RN explicou ainda a situação do Hotel Escola Barreira Roxa, equipamento gerido pelo Senac desde 2008 e que está fechado pra reformas. “A empresa que ganhou a licitação ficou impossibilitada de tocar a obra. Diante disso, tivemos que refazer todo o processo e nos próximos meses devemos lançar o edital para a nova licitação”, encerrou.