10 de maio de 2024
Turismo

Ministro do Turismo, que poderá permanecer no cargo, quer mais pesquisas científicas e cursos no exterior

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, se reuniu na manhã desta sexta-feira (31) com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina, para apresentar uma proposta de agenda de inovação no turismo. O objetivo é realizar uma cooperação entre os ministérios e o CNPq para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas na área.

Segundo se comenta nos bastidores, Vinícius Lages deverá permanecer na pasta. É uma indicação, sobretudo, do Nordeste (ele é alagoano), que tanto apoio deu à reeleição da presidente Dilma Rousseff. Lages é bem articulado, simples, pertenceu aos quadros do Sebrae e pode contribuir muito para o setor.

O ministro esteve em Natal recentemente e rapidamente, mas sua visita não foi divulgada previamente, o que impediu a imprensa de executar seu trabalho. Ou seja: fazer reportagens com o titular da pasta de Turismo em nível nacional.

Entre as ações propostas hoje pelo ministro do Turismo estão a criação de bolsas de estudos no exterior com a temática de inovação e turismo, com abrangência para estudantes de diversos campos, como administração, economia, políticas públicas, gastronomia e engenharia.

Lages também propôs a criação de editais de fomento à pesquisa, fortalecimento das redes de observatórios do turismo, apoio para desenvolvimento de tecnologias da informação ligadas ao turismo como softwares e aplicativos mobile, fomento ao empreendedorismo inovador no setor e de publicações voltadas para o turismo, além da premiação de trabalhos científicos.

A inovação nos produtos e roteiros turísticos é uma tendência que ganha força no Brasil. Novas ferramentas tecnológicas estão cada vez mais presentes, desde o preparo da viagem, com os aplicativos de smartphones que ajudam na elaboração dos roteiros, até a sua execução, com tecnologias de ponta empregadas em parques temáticos, museus e outros atrativos. etitividade.

Desde o ano passado o Ministério do Turismo ofereceu 160 bolsas de estudos para estudantes do setor no exterior, através do Programa de Qualificação Internacional em Turismo, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em países como Reino Unido, Espanha e Portugal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *