5 de maio de 2024
Turismo

Missão do Turismo do RN à Alemanha se reúne para analisar novos projetos

ale certa

A comitiva potiguar que viajou em missão para a Alemanha, em junho deste ano, voltou a se reunir ontem (26), na sede da Fecomércio RN, para tratar dos resultados e aplicações diante da troca de experiências na área de gestão de destinos turísticos realizada no país europeu.

O corpo técnico do Senac elaborou, juntamente com o consultor de longo prazo da Câmara de Comércio e Indústria da cidade de Trier (EIC Trier), Andreas Dohler, uma Matriz de Necessidades, tendo como base o Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL), com diretrizes, ações previstas e seus responsáveis, assim como o período de implantação.

“Esse é o momento de mostrar os resultados da nossa missão. Trouxemos exemplos nacionais que deram certo, envolvendo os setores públicos e privados, numa soma de esforço em prol da nossa cidade e nossa economia”, acrescentou o diretor Regional do Senac Rio Grande do Norte, Fernando Virgilio.

O DEL foi lançado em 2012 pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (Facisc), atendendo à demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses de promover um programa específico, especialmente para municípios de pequeno e médio porte.

O Programa já foi implementado com sucesso em mais de 15 cidades de Santa Catarina, permitindo aos municípios participantes utilizar suas forças próprias e promover seu desenvolvimento econômico, dependendo menos de políticas nacionais.

A reunião de ontem contou com a presença do presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz; de todos os membros da comitiva que participou da missão na Alemanha em junho; e do prefeito de Tibau do Sul, Modesto Macedo.