30 de abril de 2024
Turismo

Nordeste lidera vendas das operadoras Braztoa em 2011: 54% dos passageiros escolheram a região

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Viagem) lança a segunda edição de seu anuário, que traz dados inéditos sobre o mercado turístico brasileiro e mostra que o setor obteve ótimo desempenho em 2011, acima do que era esperado pelos associados da entidade, que representam ao menos 90% do setor.
Durante o ano passado, essas empresas atingiram faturamento de R$ 9,8 bilhões, com aumento de 29% em relação ao ano anterior. As operadoras estimavam crescer em torno de 15% sobre o ano de 2010.
Para transportar os seis milhões de passageiros para quem os associados da Braztoa venderam pacotes em 2011 seriam necessárias 95 aeronaves Airbus A320 (174 lugares), operando diariamente durante todo o ano. Este número de passageiros equivale a mais de quatro meses do movimento operacional do Aeroporto de Congonhas em São Paulo, que foi de 16,8 milhões de pessoas em 2011.
O crescimento do mercado doméstico é um dos destaques desta edição do anuário. Este segmento cresceu 37,4% em faturamento e 26,6% em termos de passageiros transportados, enquanto o internacional apresentou variações de cerca de 23%, tanto em faturamento quanto em passageiros transportados.
A partir desta edição, o Anuário passa a medir o detalhamento das vendas por região. No Brasil, a região Nordeste se destaca com 54% do faturamento das viagens domésticas, seguida pelo Sudeste (30%), Sul (12%) e Norte e Centro-Oeste, que juntas representam 4% do faturamento do setor.
Ao analisar o mercado internacional, o estudo revela que a América do Norte lidera com 38% do volume de vendas, enquanto a Europa possui 34% do total. Em seguida, aparecem  a América do Sul (15% do faturamento) e América Central (10%). Juntas, África, Ásia e Oceania representam 3% dos negócios das operadoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *