3 de maio de 2024
Turismo

Novo desafio

Este jornalista encara mas um desafio no Turismo. Aceita honroso convite do prefeito Carlos Eduardo e do secretário de Turismo de Natal, Fernando Bezerril, para ocupar o cargo de secretário adjunto de Turismo de Natal. Relutei de início. Mas o incentivo de amigos me conduziu ao cargo.
Vou com idéias, obstinação, convicções. Num momento triste de nossa cidade, como o atual, um cargo público se torna ainda mais desafiador. Por acreditar nos que hoje comandam a Prefeitura de Natal, tenho certeza que será possível colocar alguns projetos em prática, através de parcerias e de esforço pessoal.
Como transparência é fundamental na vida (e num blog), informo que esse nosso bate-papo interativo continua normalmente, assim como nossa coluna semanal sobre Turismo na TRIBUNA DO NORTE. Minha atuação no Panrotas e a produção da revista Natal pra Você, uma “filha” que mimo há 18 anos, também não sofrerão alteração. Continuo jornalista.
Já minhas atividades como diretor da Argus Eventos de Turismo, empresa que promove anualmente o Fórum de Turismo do RN, ficam comprometidas com minha nova função na Secretaria de Turismo de Natal, sobretudo pelo fator tempo. Meu sócio e amigo Gustavo Porpino já me liberou para os novos voos.
Enfim, que Deus ilumine os que estão à frente do Turismo de Natal. São guerreiros que precisarão lutar cada vez mais, e com armas do bem, na “guerra” que será a reconstrução da imagem de nossa cidade.

25 thoughts on “Novo desafio

  • felipe

    Parabens. Acho que agora vai. Se precisar, conte comigo. Espero que não mude o seu jeito de escrever, se tiver certo eu elogio, se tiver errado meto o pau.
    Mais uma vez, parabens, e vamos para frente. SUCESSO.

    Resposta
  • Ieda Santana

    Mega feliz pela dupla!!!!! Vamos ao trabalho. #sucesso

    Resposta
  • Ieda Rossetti

    Não havia razão para relutar, você é competente e precisamos de pessoas com compromisso, com responsabilidade, com o povo e com o prefeito Carlos Eduardo. não foi aleatoriamente o convite. Parabéns

    Resposta
  • Rudson

    Bom trabalho e parabéns. Estarei na Secretaria de Educação. Precisando de ajuda, pode contar comigo. Estou em dois projetos que podem ser parceiros da vossa pasta de turismo a curtíssimo prazo com efeitos imediatos: Intercompreensão de Línguas Românicas, projeto de extensão da UFRN com a SME, União Européia e Consulado da França, o qual trabalhamos a inserção de italiano, espanhol e francês em cinco escolas municipais desde 2011 (para 2013 teremos mais escolas no projeto para plantarmos uma cultura plurilinguistica nos alunos da rede desde os anos iniciais); Portal de Educação à Distância da Secretaria Municipal de Educação para a formação de professores, alunos, funcionários e gestores. Antônio, turismo sem educação voltada para tal atividade não funciona. Poderíamos conversar nesta semana, pessoalmente. Acredito que a Secretaria de Educação pode ajudar a Secretaria de Turismo. Mais três professores da UFRN têm interesse em desenvolver projetos na área de línguas com a SME: Inglês Instrumental (capacitação de taxistas, camareiras, garços, voluntários da Copa, etc.) que é de extrema importância para uma rápida e eficiente capacitação visando resultdos imediatos; Bilinguismo nas escolas municipais. Acredito que uma parceria com a UFRN (hoje reconhecidamente uma das melhores do Brasil), que entra com recursos “limpos” e profissionais que são pós-doutores nessas áreas citadas e não têm qualquer interesse em manchar seus currículos com corrupção, sai mais barato e eficiente com uma parceria direta com o município. É a Universidade Federal saindo da sua zona de conforto e colocando as pesquisas em prática. Ganham a educação e o turismo, sem o perigo de esbarrarmos com um curso de idiomas oportunista qualquer. Estou a disposição. E já avisando que entre 26 e 28 de abril a União Européia e Rede Latino-americana (da qual faço parte) trará para Natal o seu Congresso Internacional sobre o Plurilinguismo com inscrição gratúita para todos os professores da rede pública de ensino.

    Resposta
  • Milena Monteiro

    Parabéns!! Vamos a luta, Natal precisa de pessoas como você. Sucesso no novo desafio.

    Resposta
  • Eliane

    Parabéns. Acho que você fez muito bem em aceitar. Natal e o turismo merecem essa dupla experiente e dinâmica.Abraço e conte com a gente.

    Resposta
  • Glênio Sarmento

    Boa, use a inteligência, o meio político é sui generis, é preciso tolerância e muita persistência para a realização dos projetos. Conte comigo.

    Resposta
  • eudo ventania

    Meu caro Antonio Roberto,
    Receba meus cumprimentos e sucesso. Não tenha dúvidas, uma provocação interessante. NATAL é uma cidade belíssima, com atributos naturais incomparáveis. Essa cidade é amada, desejada e possuída, porém dentro dos limites razoáveis com que amamos, desejamos e possuímos as mulheres de nossos sonhos. Há, contudo, muito ainda a ser feito. A cidade, como todas as outras, exige reparos, manutenção e limpeza de forma sistemática e constante. Precisamos dar um grande passo no sentido de trazer de volta a NATAL esplendor de antigamente. O Prefeito Carlos Eduardo já declarou várias vezes que dará muita atenção ao assunto. Pela disposição demonstrada, acredito que o novo prefeito, em parceria com o governo federal e com o TRADE fará do turismo uma das metas prioritárias do seu governo. A responsabilidade do município vai além de melhorar o equipamento turístico da cidade, a par dos esforços para promoção e divulgação, no Brasil e exterior. Lembro que no arrojo da incompetência a Secretaria de Estado do Turismo e a Emprotur sucumbiram. A você, Fernando Bezerril e equipe o meu abraço!

    Resposta
  • Fabiana Lima

    Parabenssss, é super capaz..
    Conhecem muito nossa cidade e tenho certeza que vai fazer muitoooo
    bjo

    Resposta
  • alexandre-rn

    parabens…
    espero que vc seja o elo de ligação entre nos e o governo…
    sei que a tarefa é ardua mas com vontade tudo se resolve…
    muita midia, limpeza e conserto dos pontos turisticos, incentivo fiscal pra o trade sao alguns pontos que vc deveria tratar de imediato.

    Resposta
  • gilberto muller

    Parabéns, e um grande abraço de Porto Alegre.
    Sucesso nesta nova empreitada, Antonio Roberto!

    Resposta
  • Jurema Josefa

    Daqui dos pampas do Rio Grande do Sul, os votos de sucesso ao amigo do Rio Grande do Norte.
    Expectativas de muitas realizações em favor dessa cidade que aprendemos a amar, a querida Natal>
    Jurema Josefa
    jornalista/rs

    Resposta
  • Rosangela Moreno

    Muito sucesso no novo desafio. Com certeza competência e conhecimento das necessidades do turismo da nossa cidade você tem de sobra! Parabéns.

    Resposta
  • Armando Carneiro

    Caro Antônio, você já sabe muito, então qualquer conselho ou dica que se dê pode ser chover no molhado. Eu desejo a você muito sucesso. A chance de sua passagem pelo Poder Executivo ser promissora é muito grande, porque dificilmente a coisa pode ficar pior então qualquer que coisa boa que for feita será percebida.
    Minha visão do turismo é a de turista que viaja sem pacotes, por conta própria, reservando tudo por mim mesmo. Sou um completo independente. Minha dica: BARATEIE o turismo. Tudo aqui em Natal é muito caro. As passagens aéreas são caras, fruto dos poucos vôos e da baixa concorrência. Restaurantes são caros (veja que o Camarões — o Camarões! — para não aumentar o preço de seu pastel diminuiu-o de tamanho), hotéis são caríssimos (ninguém dos meus amigos que vêm para Natal fica mais em hotel, por conta do preço, estão todos alugando apartamentos de curta temporada, pagando 30% do valor que gastariam em hotel), aluguel de carro é caro, mesmo os desconfortáveis carros populares. Tem de ter muita vontade para vir para Natal num contexto desses.
    Além disso, pense em Natal como um destino para além da praia. Pessoas mais urbanas, que não curtem praia, simplesmente não têm o que fazer por aqui. Não há museus, só dois shoppings dignos do nome, pouquíssimos cinemas, vida cultural fraquíssima. Outra: viabilize com o Governo do RN o melhoramento da pavimentação e a duplicação de TODAS as rodovias estaduais do interior do RN. Porque o turista do interior do Estado, de PE, CE e PB normalmente vem de carro e ele para ser turista ele precisa antes de tudo chegar no destino. Para chegar ele passar por rodovias estaduais de mão simples, sem sinalização, perde muito tempo com caminhões, ultrapassagens, enfim, antes de sair de casa já cansou.
    Repito: pense no turista, na qualidade e no preço do que ele vai obter, e não no empresário. Porque se pensarem no turista ele virá e o empresário ganhará em consequência. Boa sorte e muito sucesso!

    Resposta
  • Temilson Costa

    Amigo Roberto, bom dia!
    Acredito que essa foi uma das melhores nomeações que tivemos para a atividade turística potiguar em todos os tempos, pois mesmo sendo no município de Natal, aqui é o portão de entrada e onde tudo começa no turismo do RN.
    Estou muito feliz pela oportunidade de colocarem no cargo pessoas que entendem o que é turismo, e estamos a disposição para ajudar naquilo que for possível, principalmente no que se refere a capacitação profissional, área que temos um pouco de experiência.
    Achei a ideia de Rudson muito interessante e acredito que podemos ampliar esse leque de parcerias, pois existem instituições que já são referencia na área de idiomas, inclusive com projetos prontos para capacitação da cadeia produtiva do turismo, o que precisamos são recursos para possibilitar à população o conhecimento necessário em outros idiomas.
    Parabéns e Deus lhe ilumine nesse novo desafio!
    Abraços,
    Temilson Costa

    Resposta
  • Alvaro Salmito

    Não tinha noticia melhor para começar a semana
    Parabéns

    Resposta
  • JAILSON JARLES

    Antonio Roberto, sinceramente nao sei se te parabenizo ou o que faço… Potencial vc tem. Bom relacionamento vc tem. Boas ideias vc tem. Trabalhar vc sabe. Mas infelizmente na “maquina pública” isso é insuficiente… Dentre os meus muitos desejos está o que vc consiga fazer a “engrenagem” pública, que funciona ainda a manivela, ao menos passe a funcionar “pegando no arranque”. Outro, é que vc consiga finalmente mobilizar o trade de tal forma que definitivamente conscientizemos o poder público da grandiosa importancia de se fazer DIVULGAÇAO, DIVULGAÇAO, DIVULGAÇAO e DIVULGAÇAO… Quando nos encontrarmos falaremos de mais algunsssssssss… Saúde e sucesso pra vc.

    Resposta
  • Waldir Pereira

    Desejo sucesso. A sua colaboração para o turismo será infinitamente maior.

    Resposta
  • George Brasil

    parabens ao amigo e sucesso, conte sempre com o nosso apoio

    Resposta
  • Ana Elizabeth Maia

    Meu caro Antônio Roberto,
    A cidade de Natal é bela,tem um potencial turístico enorme,é atraente,hospita-
    leira,ou seja,precisa de um maior esforço criativo e financeiro para tirá-la da
    situação preocupante que se encontra.Não poderemos deixar a orla de Ponta Negra da forma que se vê,merecendo ser reconstruída,bem como deverá ter
    um projeto paisagístico e seguro que dificulte uma nova destruição daque-
    la bela orla.A segurança é importante,um policiamento eficaz e sério daria mais
    tranquilidade ao turista,limpeza é de suma importância para os bons comentá-
    rios,saneamento etc.Não devemos deixar de nos preocupar com o centro da
    cidade com os inúmeros camelôs que sujam ao redor do seu comércio.Os nossos
    jardins,parques ,alamedas e avenidas deverão ser bem cuidadas.O Porto de
    Natal precisa de estabelecimento para receber os nossos turistas e mantermos
    o roteiro desses transatlânticos pela nossa capital.Em breve,com a ajuda de toda
    classe política e empresarial do nosso estado,por sua vez,teremos o Aeroporto
    Internacional de Macaíba juntamente com a sua ZPE.O Estado do Rio Grande do
    Norte precisará da força de todos os seguimentos da sociedade e uníssona para,
    em seguida,conseguir todas essas vitórias!Finalmente,desejo-lhe sucesso nessa
    nova empreitada em favor da nossa querida cidade de Natal.

    Resposta
  • Ana Elizabeth Maia

    Meu Caro Antonio Roberto,desejo-lhe muito sucesso nessa sua nova atividade em
    prol da nossa querida cidade de Natal!

    Resposta
  • Neneca Campos

    Prezado Antonio Roberto, que boa notícia!
    Desejo muitas felicidades neste novo desafio e votos de muito sucesso e realizações. Parabéns!
    Abraço,
    Jornalista Neneca Campos
    Porto Alegre/RS

    Resposta
  • Rafael

    Caro Antônio Roberto, desde já desejo muito sucesso nesse novo desafio. Gostaria de saber se vocês pensam algo desse tipo para a cidade de natal-rn: http://goo.gl/GYjYb

    Resposta
  • Thais Boturão

    Que ótima notícia!
    Agora vai!
    Torço por você e pelo Fernando.
    Beijo pors dois!

    Resposta
  • tais

    primeiramente parabens !!! e boa sorte . Gostaria de escrever o que penso sobre o Turismo em Natal , pois ja fui turista por aqui e hoje sou moradora e recebo algumas pessoas a passeio por aqui. Lamento muito o que vejo em Natal e nao acho o turismo de Natal caro pois ja andei o Brasil todo e tambem pelo mundo , conheco cidades impecaveis como Dubai e tambem caras e assim como no Brasil temos outras cidades caras pra turismo como Costa do Sauípe. Mas o que quero dizer que nao adianta ter um turismo barato e nao ter o que mostrar. Eu queria uma Natal mais iluminada , mais modernizada, com lixeiras nas praias , nas ruas , com separação do lixo. Queria uma coleta de lixo com dignidade pelo menos …eu moro num condominio de alto luxo e nem aqui temos coleta ..isso é uma vergonha…Queria uma Natal sem buracos , minha SUV esta com 6 mil km e ja foi 3 vezes pra oficina com problema na suspensao …Ponta Negra é a praia preferida pelos turistas e esta imunda , a prefeitura deve exigir mais capricho dos restaurantes , cada barraca deveria ser responsável pela sua limpeza…Campanhas de conscientização sobre o lixo ajuda porque eu percebi que aqui é o lugar onde as pessoas mais deixam seus lixos nas praias …nas praias do sul o povo é um pouco mais caprichoso …Eu penso em uma solução pra orla de Ponta Negra ,…acho que deveriamos desistir de usar a rua Erivam França com passagem de carro e deixar o mar levar mais um pouco da rua , afinal isso vai acontecer , entao ali seria um calçadao mais estreito , porem a prefeitura teria que encontrar algums terrenos grandes a fim de ter estacionamentos pois nao tem como chegar de carro a Ponta Negra mais , hoje chegando 10 hs da manha eu nao encontro mais vagas , nao me importo de pagar 10 reais por dia , eu apenas quero ir a praia …e nao tem onde deixar o carro…..Eu acho que a prefeitura deveria exigir uma parceria com os hoteis da regiao , pois esses estranjeiros ou ate Brasileiros esploraram a orla por anos e agora é a vez deles contribuirem de uma forma ou outra …faz parte incluzive para o crescimento deles mesmos….Perdao pelo desabafo !!!!suce$$o

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *