12 de maio de 2024
Sem categoria

Novo tour na capital pernambucana: "Recife de Influências Francesas"

Mercado São José: toque francês em Recife

No mosaico de influências que Recife recebeu, há um toque francês que pode ser observado durante o passeio “Recife de Influências Francesas”, implantado pela Secretaria de Turismo do Recife.
O roteiro inclui a Praça da República, o Teatro de Santa Isabel e o Mercado de São José, entre outros pontos turísticos da cidade, nos bairros de Santo Antônio, São José, Boa Vista e Santo Amaro.
No Mercado de São José descobre-se que, além de ter sido o primeiro mercado do Brasil (1875), ainda preserva telhas originais de Marselle, na França.
Outro dado que impressiona é saber que o Marco Zero, local onde hoje acontecem as principais festas ao ar livre da cidade, teve seu traçado inspirado na posição do Arco do Triunfo, em Paris, de onde partem as principais ruas da cidade.
O afrancesamento foi levado a Recife por Francisco do Rêgo Barros, o Conde da Boa Vista, no final do século 19. A capital pernambucana, aliás, é a segunda cidade do Brasil com mais elementos franceses em ferro do século 19.
As esculturas clássicas da Praça da República são o retrato desse tempo, assim como as esculturas na Ponte Maurício de Nassau, as águias da estação ferroviária central e as quimeras mitológicas no Parque 13 de Maio.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *