28 de abril de 2024
Turismo

Operadores do Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina visitam o RN

Operadores da América do Sul nas dunas de Jenipabu
Operadores da América do Sul nas dunas de Jenipabu

O Rio Grande do Norte recebe, desde a última quinta-feira (30), sete operadores internacionais de turismo do Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina. Eles participam de um famtour (viagem de familiarização), através do qual conhecem pessoalmente os atrativos naturais e a infraestrutura turística do RN. A ação é primordial para incrementar as vendas para o público sul-americano, já que são esses operadores que fazem a ponte entre o destino e a agência de viagens.

O famtour foi captado durante Matcher Fortaleza, evento internacional de turismo que aproximou operadores de agências internacionais de fornecedores brasileiros. “A nossa participação no Matcher com um lounge próprio nos permitiu negociar com a organização do evento a vinda desse grupo. É importante ressaltar que a participação em feiras de turismo gera esse tipo de resultado. Neste caso, nos permitiu apresentar o nosso potencial para esses operadores de mercados muito importantes para o Rio Grande do Norte”, comenta a secretária de Turismo, Aninha Costa.

É a segunda vez que a Secretaria de Turismo do Estado, por meio da Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística), realiza uma ação dessa natureza. A primeira aconteceu no mês de abril, após a WTM Latin América, um dos eventos mais importantes de turismo no Brasil. O famtour, na ocasião, trouxe dez operadores de oito nacionalidades.

Vale registrar que a participação da Secretaria de Turismo do RN, por meio da Emprotur, no evento em Fortaleza, e consequentemente a vinda dos operadores para o RN, foi possível com a viabilização de recursos pelo projeto Governo Cidadão, através de empréstimo com o Banco Mundial. O famtour acontece em parceria com a Prefeitura do Natal, responsável pela emissão das passagens dos operadores, e com o apoio da Secretaria de Turismo de Pipa, além da parceria habitual do trade do Estado.