4 de maio de 2024
Turismo

Parques naturais do RN precisam de incentivo

O Parque das Dunas, convenhamos, é um dos mais belos do Brasil
O Parque das Dunas, convenhamos, é um dos mais belos do Brasil

O Rio Grande do Norte precisa estar atento ao aproveitamento de seus parques naturais como produto turístico. A fase é propícia. Um exemplo é o Parque do Pau Brasil, a 43 quilômetros de Porto Seguro (BA), que deverá se firmar como novo atrativo turístico da região.

Isso graças ao edital, publicado no Diário Oficial da União, que prevê a concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza. A ideia é melhorar a infraestrutura da unidade de conservação para que possa receber cada vez mais turistas e visitantes.

Com 190 quilômetros quadrados, o Pau Brasil foi aberto à visitação há pouco mais de um ano e meio. Entre as atividades disponíveis para o visitante estão roteiros para grupos de observação de aves, mirantes e roteiros para caminhadas e pedaladas. O turista tem seis trilhas de trekking à disposição.

No local é possível admirar uma raridade nos dias de hoje: árvores de Pau Brasil, espécie que dá o nome ao parque. A unidade de conservação abriga, ainda, a nascente do Rio da Barra, que também já foi chamado de Brasil pelos primeiros portugueses – uma referência cartográfica aos desbravadores europeus na nova colônia.

Apesar de o Brasil ser considerado o número um do mundo em atrativos naturais (segundo o Fórum Econômico Mundial), apenas 16,3% dos visitantes internacionais que estiveram no País a lazer em 2017 tiveram como motivação as atividades de natureza ou ecoturismo. As concessões de alguns serviços dentro das unidades de conservação têm como objetivo estimular o turismo aliado à melhoria da conservação e infraestrutura das unidades por meio dos recursos privados.

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) já prepara editais para a concessão de outros seis parques nacionais: Chapada dos Veadeiros (GO), Lençóis Maranhenses (MA), Itatiaia (RJ), Caparaó (MG), Jericoacoara (CE) e Serra da Bodoquena (MS).