27 de abril de 2024
Turismo

Pesquisa mostra Natal como terceiro destino mais procurado neste verão. RN fica em quarto

O Instituto de Pesquisas, Estudos e Capacitação em Turismo (Ipeturis) revela que a maioria das agências e operadoras de turismo (50,5%) acredita que a movimentação será 26,8% maior neste verão, comparada ao desempenho alcançado na temporada de verão anterior.
As empresas entrevistadas em todo o país – 24 estados e o DF – prevêem equilíbrio na preferência entre os destinos internacionais (47,3% da movimentação de turistas) e nacionais (52,7%) nos próximos dois meses.
Estados Unidos (44,7%), Argentina (10,9%), Portugal (7%), França (6,5%) e México (5,7%) ocupam as cinco primeiras posições no ranking dos países preferidos.
As cidades internacionais preferidas pelos turistas são Orlando (10,7%), Miami (10,7%), Nova Iorque (9,5%), Buenos Aires(7,2%) e Cancun (4,3%).
Já nas viagens nacionais lideram o ranking de preferência dos turistas os estados da Bahia (17,9%), Ceará (15,1%), Rio de Janeiro(14,2%), Rio Grande do Norte (11,4) e Pernambuco (10,7%).
As cidades de Fortaleza (14,2%), Rio de Janeiro (13,2%), Natal (10,6%), Salvador (9,6%) e Maceió (6,4%) ocupam as cinco primeiras posições, garantindo liderança à Região Nordeste (64%).
A amostra da pesquisa é constituída por 302 empresas de todas as regiões do Brasil. A coleta dos dados se deu entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro de 2012.
Pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o Ipeturis é mantido pelo Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo (Sindetur-SP). A missão é promover pesquisas, estudos e capacitação de mão de obra no setor de viagens e turismo.

19 thoughts on “Pesquisa mostra Natal como terceiro destino mais procurado neste verão. RN fica em quarto

  • Rudson

    Bom verificar Fortaleza e Natal (Ah se tivéssemos um Beach Park, um aquário como terá o CE; calçadão que tanta gente gosta. Quem nos segurava?) mesmo que na esquina do Brasil, longe do Sudeste emissor, na ponta (não há o que comentar sobre o RJ). CE, RN, PE, BA de parabéns. Pena que ainda não conseguimos ver números tão relevantes de AL e PB (tidos como Estados que ameaçam o RN). Maceió merece muito mais, pela orla tão ovacionada, pelo chamado mar azul de Caribe. Tão próxima de BH, RJ e SP. Talvez não estejam investindo tanto quanto se diz por aí. Ao menos Maceió já entrou entre as mais desejadas. Falta João Pessoa e Aracaju, com orlas bem organizada. Acredito que o natalense é que tem certo desespero por calçada. Os números brasileiros não mostram as badaladas orlas como ponto chave. Poderíamos ter a nossa como um detalhe a mais.

    Resposta
  • JOSÉ WILSON

    vc acredita em papai noel? com tanto lixo espalhado pela cidade e o setor
    turistico do estado sem investimentos! eU NÃO SEI ONDE VOCÊS PESQUISAM ESSES NÚMEROS. DIZER QUE FORTALEZA ESTÁ COM QUASE 100% DA REDE HOTELEIRA OCUPADA, ISSO É VERDADE, MAS AQUI!!! ISSO É BALELA, E O TURISTA, SEMPRE EXPLORADO AQUI, FUGIU, HÁ TEMPOS I

    Resposta
  • Caio Cesão

    Indubitavelmente, trata-se de pesquisa comprada ou informação mentirosa.
    Ninguém em sã consciência sai de seu lugar para vir passar o verão na cidade do lixo. E se vier, nunca mais vai querer voltar.
    Já se foi o tempo que Natal era uma cidade boa para turismo. Não se pode viver de nostalgia o tempo todo.

    Resposta
  • bernardo Silva

    Natal ainda é uma bela cidade. Ainda apresenta motivos para que seja visitada. Sou do interior do RN e tenho orgulho da nossa capital. O que eu comentei outra vez, e muita gente não gostou, foi a questão do cuidado com a cidade. Foi abandonada, e isso não aconteceu com outras capitais. Precisamos correr para não ficarmos para trás. Hoje ainda temos muita procura, mas até quando? E os investimentos privados? Maceió, por exemplo, tinha 8 mil leitos de hotel, atualmente já vai para 18 mil. Mas Natal não perde em nada ainda.

    Resposta
  • jose iris

    vcs esqueçem de uma coisa, ninguem tem uma via costeria como a nossa, mesmo com uma prefeita ruim dessas. Mas vamos melhorar se deus quiser pior do isso não fica.

    Resposta
  • Rudson

    José, Caio, bem que Natal poderia estar em baixa no turismo. Pela atual situação. Pode ter repercussão ruim. Contudo, desculpem-me, mas sou uma pessoa informada, e é fato: Natal está lotada, os voos chegam lotados, há ônibus de turismo por todos os lugares. Os shoppings estão cheios de turistas. Ontem, encontrei quatro estrangeiros tomando sorvete no picolé de Caicó em pleno Alecrim. As pessoas procuram Natal por causa de praia, e não é Ponta Negra. São os passeios. Vocês viajam? Creio que não. Quem já veio outra vez em Natal se assusta, quem nunca veio talvez não, ou pouco. A beleza natural de Natal continua intacta e ofuscante. E é muito superior a qualquer cidade brasileira e a muitos destinos no mundo. Falo como viajante. Tem água servida e muito mendigo em Paris, sabia? Favelas demais em Barcelona. E daí? É um problema que afeta muito mais os moradores. Por isso estamos chocados. Volto a Paris independentemente de apenas a Zona 1 ser preservada. Já me basta como turista. As águas servidas nas ruas escuras, sujas e cheias de prostíbulos perto do famoso Cabaré vermelho parisiense não influenciam em nada. Aos turistas não. Estão atém mesmo por lá. A beleza urbanística de Natal ainda não sucumbe ao lixo e aos buracos. A iniciativa privada, a construção civil não param de investir. Vocês não veem os prédios de luxo, classe média, em todos os bairros, freneticamente subindo como nunca? Qual cidade do porte de Natal tem recebido tanto investimento em shoppings e supermercados? Quantos hotéis temos em construção hoje? Quantos leitos? Chuto uns 30 mil leitos em funcionamento só em Natal. Que crise na hotelaria é essa a que vocês se referem? Será que estão investindo em hotéis porque têm dinheiro pra jogar fora? Evidentemente que a ocupação é flutuante, acompanhando o crescimento de leitos. As favelas continuam no Rio, assim como a violência, e o Rio é o Rio. Natal sempre será Natal. Para nós, moradores, está péssimo. Para os turistas, Natal ainda bate um bolão. Eles sabem o que é corrupção. E certamente não andam por lugares dos mais sujos em nossa cidade. Eles flutuam pelos pontos turísticos. E ninguém vem ver calçadão em Natal. Vem para o Forte, as Dunas, o cajueiro, Pipa. Acredito que vocês não vivam aqui. Não vejo nostalgia alguma nisso. Tirando esse lixo e os buracos, Natal estará mais linda do que nunca. Parem e reflitam antes de escrever. Não se deve falar ou escrever qualquer coisa por impulso. Vão atrás de fontes seguras. A Globo passou dois meses gravando novela por aqui, e os artistas, equipe, não fizeram um comentário senão de deslumbramento. Nenhuma cidade nordestina está limpa. E pior, não são geralmente limpas. Natal está suja e esburacada. O verbo é ESTAR. Aguardem alguns poucos meses. É incrível como as pessoas confundem o que poderia estar cada vez melhor com o que é ruim. Fico pasmo. É perder a noção de tempo e espaço por causa do ódio.

    Resposta
  • francisco antonio

    Salvador sempre foi esburacada e cheia de lixo, e nem por isso deixa de ser uma das preferidas dos brasileiros. Outra coisa de Salvador, os preços são exorbitantes. A raiva dos natalenses, inclusive eu, é muito justa, nós estávamos acostumados com limpeza e organização é não com o caos atual. Natal já é um destino consolidado, por sua beleza, hotéis e principalmente pela hospitalidade do seu povo. Estive recentemente em Curitiba e constatei pessoalmente que Natal está em alta entre os curitibanos. A queda do turismo brasileiro deve-se aos altos preços, principalmente de hotéis e passagens aéreas, sendo um dos principais fatores, a desorganização. Sai mais barato ir para a Europa, do que ir para o Centro-Sul brasileiro ou vice-versa.

    Resposta
  • bernardo Silva

    Rudson, estou de acordo com o seu comentário. Natal ainda é Natal. Na verdade, acho que cada cidade tem seu diferencial, é besteira comparar por certos detalhes. Por exemplo: quem vai ao Pantanal sabe o que procura. Assim é a nossa capital. Mas uma coisa você precisamos ficar atentos: por exemplo, não é verdade que a nossa capital está assim como você diz: Natal tem perdido fôlego. Veja os números do último pib.

    Resposta
  • victor da ponte

    Parabéns pela nomeação.
    Relembro que uma andorinha sozinha não faz a primavera.
    Um bom líder tem de ter uma boa equipe e saber levar a bom porto o seu barco.
    “Sem dinheiro também se trabalha……. cuidado esta afirmação pode ser complicada. Irei cobrar.
    A Marina sim muito importante, mas paralelamente a isso o Sr. terá de arrumar a casa e arrumar bem essa casa que está de pernas pro ar e isso o Sr. Vai fazer sem Dinheiro???
    Deixo aqui algumas dicas e ideias :
    1. Vamos criar um parque temático
    2. Vamos criar um oceanário
    3. Vamos investir noutros segmentos de Turismo
    Turismo Médico – Turismo Imobiliário – Turismo esportes profissionais – Turismo GLS – Turismo Social – Turismo Rural….
    4. Vamos reforçar o Turismo de eventos e negócios/convenções
    5. Vamos construir novo centro de convenções
    6. Vamos criar o festival do Marisco
    7. Vamos criar o Torneio Internacional de futebol JUNIOR de Natal
    8. Vamos criar um OPEN de volley de Praia
    9. Vamos urbanizar partes da Via Costeira
    10.Vamos fazer da Avenida Afonso Pena ate aos Hospitais um Boulevard/Calçadão somente para as pessoas sejam elas familias, artistas, comerciantes, atletas, sem a circulação de carros ( Amplos espaços para comercio de rua de Luxo com restaurantes, bares, quiosques, animação de rua, teatro de rua etc…. Espaço para as famílias de Natal e para os Turistas ) Esse calçadão poderia ter uma vertente calçadão da fama tipo Hollywood Bld em que os famosos que visitariam natal ali deixariam sua marca. Uma Alternativa aos shoppings e um atrativo turistico.
    11.Vamos jumelar/geminar NATAL com outras cidades da Europa
    12.Vamos educar a população para viver turismo, pensar turismo, transpirar turismo
    13.Vamos criar Feiras de Negócios de Turismo Ambulantes em todo o Brasil e resto do Mundo
    14.Vamos criar o slogan SORRIA NATAL para receber bem o turista
    15.Vamos criar centros de emprego específicos para a área de serviços espalhados em vários Bairros da cidade ( Centros de informação, oportunidades de emprego e ajuda )
    16.Vamos criar um museu para artistas Potiguares ( Vivos ) na área da pintura, escultura, e outras mais…
    17.Vamos criar um calçadão na Praia do Meio ( Mas precisa fazer algo em relação ao problema das favelas.)
    Ideias não faltam haveria outras mais…….
    Bem Haja
    Victor da Ponte

    Resposta
  • victor da ponte

    Desculpem mas esses dados devem ser referentes a 2002 e não 2012. Algo esta errado ai.
    Ah sim a pesquisa, refere-se a procura e não sobre reservas efetivas. Pois Natal esta uma vergonha e todos os operadores turísticos no Brasil e além fronteiras sabem disso e claro não vão aconselhar os seus clientes a viajarem até Natal. No entanto, caso o turista venha a Natal, o mesmo de certeza absoluta, não irá mais voltar e pior do que isso, o mesmo irá fazer muita publicidade negativa da sua permanência na nossa cidade que deixou de ser Rainha do Sol e passou-se a chamar de Rainha do Lixo.
    Senhores Jornalistas precisamos ser realistas e precisamos das vossas plumas para exigir e cobrar dos nossos políticos e governantes mais seriedade e mais profissionalismo. O Turismo é a maior industria Mundial e nós já fomos grandes nos anos passados. Precisamos do Turismo, precisamos do Turista.
    Estejam atentos ao Ceara e agora mais próximo de nós a PARAIBA está acordando pro Turismo e logo com atos imponentes e de grande envergadura Turistica.
    Bem Haja
    Victor da ponte

    Resposta
  • bernardo Silva

    Outra informação equivocada feita por esse seu bairrismo cego,meu caro Rudson,: você diz nenhuma capital nordestina está limpa. Não diga isso. Você não deve viajar. Eu acho. Vá passar uns dias em Maceió ou Aracaju. Nessas duas cidades, a problemática do lixo é controlada. Principalmente a orla. Fui de férias a essas duas capitais, e não vi lixo acumulado pelas ruas. Vá verificar Aracaju é limpa e arrumada, Maceió é uma festa, linda, iluminada.

    Resposta
  • Rudson

    Maceió e Aracaju não tem a beleza de Natal. É a minha opinião. Um calçadão, que você chama de orla, pra mim não é o principal. Tirando Salvador, que também não tem orla como se deseja, todas as demais resumem-se a prédios e mar. Não há um morro, uma duna, uma falésia, nada. Se isso é bairrismo, não me importo. Sei separar as coisas. Não troco nossa orla paisagem por calçadão algum. Maceió, como cidade, é bastante fraca. Só tem a orla. Idem Aracaju. Prefiro Fortaleza. Sou realista. Natal apenas parou no tempo, quatro anos. Nosso lixo é temporário. Natal sempre foi muito mais limpa e ajardinada. Não entrarei mais nesse mérito. Esperemos a normalidade.

    Resposta
  • bernardo Silva

    Rudson, olhe bem: não costumo falar mal da nossa capital. Sou de Mossoró, passo feriadões e férias em Natal. Normalmente não vou a outras cidades. Natal é a minha cidade predileta. Mas sou realista, não estou cego. Natal está sim no mesmo padrão de Aracaju, Maceió e João Pessoa. Não vá nessa onda. A nossa capital é uma cidade pequena. Muito linda, tá certo. Mas não ache que está tão longe de Maceió ou Aracaju. Você quer um exemplo, Rudson? Lá vai: procure ver a trajetória do PIB de Natal nos últimos anos. Procure no IBGE. Hoje a nossa capital perde feio para São Luis do Maranhão e para Maceió. Se você não sabe, Natal superava São Luiz e Maceió. Hoje essas cidades passaram Natal. Esse é apenas um exemplo. Quer mais? Eu respeito seu sentimento, respeito mesmo, mas temos que perder essa ideia de que os outros não têm mérito. Você não deve conhecer Aracaju, nem tampouco a Maceió. Lá, ainda bem, existe orla bem cuidada, limpa, tem o que ver, tem onde passear. Você acha que turista vai ficar até quando vendo duna, cajueiro. Rudson, acorda. Ajude a acordar também a nossa Natal. Vamos trabalhar para isso, Nesse momento estou passando o Reveillon em Maceió. Rudson, é uma festa linda. Venha ver também, para não ficar falando dos outro a toa.

    Resposta
  • Rudson

    Caro Bernardo. Odeio comparações. Contudo, é só o que faz a imprensa do RN após a passagem de Micarla pela prefeitura. Conheço sim Maceió. O calçadão realmente é lindo, da Ponta Verde até Pajuçara. Vou à João Pessoa todos os meses, que é muito mais cidade que Maceió na minha opinião, embora o mar passe grande parte do ano café com leite. Tenho familiares no Bessa e Bairro dos Estados. Você quer dados, vamos começar pelo PIB. Lembre-se que Natal passou quatro anos sem investimento público e sendo saqueada. Por isso estamos espantados e chocados. E isso ainda terá consequências. A primeira coisa que temos que levar em conta ao compararmos Maceió, São Luiz e Natal: a nossa cidade é a menor entre essas, tanto em população quanto em território. Maceió tem cerca de 120 mil habitantes a mais; São Luiz tem mais de 200 mil habitantes que Natal. O PIB é pura matemática. Teoricamente essas cidades deveriam sempre estarem à frente de Natal quanto ao PIB, e nesse quesito a capital do Maranhão sempre esteve à frente. Maceió chegou agora a tomar a posição de Natal. O PIB per capita é pura ilusão. Se eu considerasse esse item num país sem distribuição como o Brasil acreditaria que a população de Guamaré vive melhor que a de Natal. Vamos ao que interessa.
    – Produto Interno BRUTO:
    1. São Luiz (sempre esteve nesta posição): 1.485.729.401
    2. Natal: 1.047.426.365
    3. João Pessoa: 1.046.333.679
    4. Maceió: 1.040.082.368
    – Movimentação nos aeroportos até NOV 2012:
    1. Natal: 2.422.486
    2. São Luiz: 1.821.175
    3. Maceió: 1.544.045
    4. João Pessoa: 1.142.954
    Obs.: o movimento de estrangeiros é insignificante ou inexistente, exceto em Natal.
    – Shoppings (ABRASCE):
    Número de shoppings:
    1. Salvador: 12
    2. Fortaleza: 9
    3. Natal e Recife com 6
    5. São Luiz: 4
    6. João Pessoa: 3
    7. Aracaju e Maceió com 2
    OBS.: Em ABL, perdemos para as três metrópoles e para São Luiz (menos de 3mil m2, mas uma nova loja âncora do Natal shopping já ultrapassará São Luiz. E olha que a curto prazo teremos ganhos de ABL no Natal shopping, Norte shopping e Midway).
    – Em número de leitos Natal tem a maior e mais moderna rede do nordeste, e não para de crescer. Hotéis em construção em toda parte. Apenas o Estado da Bahia ganha do Rio Grande do Norte. Temos mais restaurantes que as cidades por você citadas e mais equipamentos de lazer. O turista que vem pra Natal encontrará o Estado do nordeste mais diversificado em praias e relevos: dunas, falésias, piscinas naturais, enseadas com coqueiros, lagoas, serras, cachoeiras…
    – CVC
    1. Porto Seguro
    2. Natal
    – Premio Viagem e Turismo 2012/2013.
    Top Five melhor cidade: apenas Natal e Fortaleza, do nordeste, entre as 5.
    – AVIESP
    2009 a 2012: Natal o melhor destino para se viajar. RN melhor Estado.
    Bom. Números não faltam para abrilhantar Natal, que não está estacionada nem estagnada. É Fato. Destino consolidado. Que bom que as outras crescem. É ótimo. Torço por todas. E torço para o novo prefeito trazer novidades, desfazer os estragos causados por Micarla, reurbanizar nossa cidade com seus canteiros ajardinados. Não há mais nada a dizer da minha parte. É aguardar a normalidade e a Copa que poderá dar um salto sem precedentes para Natal. Esperemos.

    Resposta
  • Rudson

    Falando em Mossoró, que salto aparente na qualidade de vida da cidade! Está bela, limpa, crescendo verticalmente com qualidade, muitos investimentos privados. Estivem na cidade em novembro e dezembro, a trabalho com a minha esposa. Na próxima ida, certamente conhecerei as Dunas do Rosado ali por perto. Creio que não deva ter mais que 70 ou 80km de Mossoró até Ponta do Mel.

    Resposta
  • Marcos Lucena

    Rudson, estou gostando desse debate com o Bernardo Silva. Sou natural de Maceió, mas moro e trabalho em Natal. Um detalhe: o PIB dito aí no debate não é per capta. Maceió supera Natal no PIB geral. Mas isso é besteira. Gosto muito de Natal, moro há muito tempo nessa linda cidade, aqui nasceram meus filhos. Sou muito satisfeito, e não quero voltar para Maceió. Mas tenho uma preocupação: essas comparações representam a verdade. Claro que sim, mas o RN está paradao, meu amigo. Há poucos dias esse jornal publicou uma matéria sobre isso. É preocupante. Certamente, o volume de riquezas produzidas em Maceió vai superar em muito Natal. Só a Brasken está investindo bilhões para impulsionar o ciclo do plástico. Enquanto João Pessoa precisa corree para acompanhar.

    Resposta
  • bernardo Silva

    Rudson concordo com o que você diz. Esses dados são verdadeiros, sem contar que, com relação aos outros, alguns estão desatualizados. Procure atualizar. Rudson sou professor de economia na Universidade, e acompanho, sei que Natal perde fôlego, que nosso RN perde fôlego. Essa evolução se deu num passado. Hoje a construção está em marcha lenta, a indústria está em baixa, os números do turismo também não evoluíram como você pensa. Chamei atenção sobre as outras cidades para um alerta. Não vou me iludir, não sou cego: Maceió hoje perde em números para Natal, ainda perde feio, mas tem uma noite animada, uma orla bela e limpa com restaurantes, bares, boates, academias de ginástica, supermercados, música, ala para caminhada, para andar de bicicleta. É hoje uma cidade boa. Até quando Natal vai ficar esperando?

    Resposta
  • Rudson

    Bernardo. Não falo das suas comparações, nem críticas do Antônio, vez por outra, puxando as orelhas dos governantes. Falo na era Micarla, onde o foco de críticas em geral foi direcionado à cidade em si, desmerecendo-a, ao invés de críticas diretas ao governo. Assim começam: Maceió tem Orla, e Natal? João Pessoa vai receber dez navios, e Natal? Rapaz, não sou economista, sou doutor em linguística e trabalho no IFRN e Prefeitura (concursado por duas vezes, não tenho parentesco com ninguém), o que me obriga a ler muito. O PIB BRUTO 2010, atual dado do IBGE, Marcos, é o que aí está. O percapita traz Maceió poucos reais à frente. O que realmente não importa. Todos os dados apresentados são atuais, retirados de fontes oficiais.Para se ter uma ideia de levantamento feito recentemente pela Fifa, em leitos, camas mesmo, Natal perde apenas para o Rio de Janeiro, coisa de poucas centenas. Não sou economista, mas como explicar o boom imobiliário que a cidade atravessa a olhos nus em todas as zonas? São muitos prédios residenciais e comerciais; padarias e restaurantes; grifes e lojas de ruas; todos os shoppings com grandes expansões; quantos hipermercados, supermercados de grande porte, redes atacadistas, farmácias enormes abrem constantemente? Nem no sul. Você vai em Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Não há essa quantidade. Meu hobby é viajar. E eu reparo muito em detalhes. Não há um shopping arrojado como o Midway fora do eixo RJ.SP.PE.BA. Como um hoteleiro vem falar em crise se a cidade está lotada e com aumento de uma dezena de hotéis nos últimos dois anos mais tantos outros em construção? Parece-me meio incoerente. Paramos sim, nos últimos quatro anos. Contudo, acredito que a novela, em 2013, e a Copa, em 2014, vai melhorar a nossa imagem e infraestrutura. Eu só posso torcer. E, fora Bahia, é Rio Grande do Norte e Ceará bem à frente dos demais em turismo, ainda. Espero que Maceió cresça e João Pessoa. Há espaço para todos. Só o futuro nos dirá se o efeito Micarla foi devastador além dos quatro anos de gestão.

    Resposta
  • victor

    POIS AQUI VAI OUTRA PESQUISA MUITO INTERESSANTE.
    PARA COMENTAR> CADE RN, CADE NATAL? AQUI FALA RECIFE EM 4º LUGAR???
    A cidade de Fortaleza é o terceiro destino de viagens do Brasil mais procurado na Internet do País, apenas atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. Esta excelente colocação de Fortaleza sinaliza a importância cada vez maior da capital do Estado do Ceará, no contexto do Nordeste. Recife (4º lugar), Salvador (6º) e Maceió (9º) foram outras capitais do Nordeste que entraram no grupo das dez cidades mais procuradas pelos internautas brasileiros para destino das suas viagens, ao longo do ano de 2012.
    A informação é do Google Zeitgist, uma ferramenta digital que apura as principais buscas feitas na Internet, que permite entender e ver as tendências de pesquisa de todo mundo. Um destino de viagens, tanto pode ser motivado por férias, assim como por negócios ou outra razão particular, não deixando de ser um dado muito valioso quanto ao índice de procura de uma cidade e sua importância como centro de atração de pessoas, serviços e produtos.
    Para além dos destinos já referidos, o “top ten” das cidades brasileiras mais procuradas pelos internautas com acesso à Internet no País inclui ainda Florianópolis (capital de Santa Catarina), em 5º lugar, Rio Quente (Estado de Goiás), em 7º, Foz do Iguaçu (Paraná), em 8º, e Blumenau (Estado de Santa Catarina), em 10º lugar.
    Ao longo de 2012, o Estado de Santa Catarina foi o único dos 27 Estados do Brasil com duas cidades entre as mais procuradas como melhor destino de viagens.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *