4 de maio de 2024
Turismo

Pesquisa mostra que Itália, Rússia e França estão se recuperando no turismo regional

Vaticano é  sempre referência no Turismo
Vaticano é sempre referência no Turismo

Apesar dos desafios trazidos pela Covid-19, há sinais promissores no consumo em geral, incluindo setores que foram muito atingidos pela pandemia, como o de viagens. De acordo com o Mastercard Recovery Insights, a análise das atividades de venda agregadas por toda a rede Mastercard, mantendo a anonimidade e incluindo vendas online e offline, revela algumas surpresas.

Dentro do G20, Itália, Rússia e França estão no topo em relação à recuperação de seus gastos com viagens e entretenimento. Isso inclui passagens aéreas e hospedagem, assim como alimentação fora do lar. Embora a Itália tenha sido o foco da pandemia no início do ano, a forte cultura gastronômica e a indústria do turismo doméstico consolidada no país ajudaram na recuperação mais rápida.

A Europa, em geral, está liderando a recuperação no Turismo por meio de viagens intrarregionais. No segundo trimestre de 2020, a fatia de aluguel de carros dentro dos gastos gerais com transportes quase dobrou de 9% em 2019 para 17%. Na Suíça e na Alemanha por exemplo, o volume de gastos com viagens não aéreas totalizou quase três quartos do orçamento total no setor até a semana do dia 7 de agosto.

Essa tendência também impulsionou o mercado de aluguel para soluções de deslocamento em curta distância, como patinetes e bicicletas. O retorno dos gastos com gasolina – mesmo com a baixa nos preços – também mostra que os consumidores estão saindo mais de casa e gastando, apesar de fazê-lo ainda de forma limitada.

A análise mostra ainda que os viajantes estão optando cada vez mais por lugares menores, com um aumento na procura por pequenos hotéis ou hotéis boutique. Atualmente, na Europa, o índice de recuperação para pequenos hotéis independentes tem ultrapassado o retorno de grandes cadeias de hotéis em mais de 50%.