28 de abril de 2024
Turismo

Presidente da CVC vem a Natal e dispara: “Se não houver desoneração no aéreo, o Turismo do Nordeste vai sofrer”

falco

O presidente da CVC, Luis Eduardo Falco (foto), aproveitou a 72ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), realizada ontem (24) em Natal, repara externar sua preocupação com o futuro do Turismo no Nordeste. “Sem desoneração do
aéreo, vai ficar difícil”, avisou.

Falco se refere ao alto custo do querosene da aviação, que representa 40% do custo da passagem aérea e cujo ICMS, que varia entre 17 e 25% (depende do Estado), segundo sua proposta, pode ser zerado no caso de novos voos charteres para a alta temporada.

A ideia, reforça o presidente da CVC, é que haja uma sensibilidade governamental para a ampla desoneração. “A partir do momento em que caia o ICMS do querosene da aviação, as operadoras podem colocar mais voos fretados, e com preços mais competitivos, já que a economia da empresa
será na faixa de 15 a 20%”, comenta.

Falco lembra que não se trata de renúncia fiscal, pois é uma desoneração de algo que não existe ainda. É incentivo para novos negócios. Ele enfatiza que, no caso, os benefícios seriam voltados exclusivamente para voos fretados na alta temporada, beneficiando o turista de lazer.

“Precisamos sair da armadilha do custo Brasil. Para o turismo de férias, está muito caro voar. Você imagina que um aumento de R$ 100 no bilhete significa incremento de até R$ 400 para o consumidor, pois estamos falando de viagens de família”, ressalta.

O presidente da CVC diz que optar por viajar ao exterior é algo legítimo e que não se pode mexer no mercado. Uma coisa, porém, diz ele, é oferecer pacotes para o exterior. Outra coisa é “jogar o turista para fora do país”, o que, segundo ele, vem acontecendo, a partir dos preços praticados pelas aéreas.

Falco lembra que em 1990 o mercado comportava uma média de 200 voos charteres a cada final de semana. “Foi isso que levantou o Nordeste. A partir de então houve um boom na hotelaria, criaram-se novos passeios e o Nordeste se consolidou como destino.”

Frasista, o presidente da CVC comenta que, na verdade, não é propriamente o exterior quem tira turistas do Nordeste. “O maior concorrente é a praia de Santos. Com os pacotes caros para o Nordeste, as famílias alugam apartamentos no litoral paulista e acomodam até dez pessoas no mesmo espaço”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *