27 de abril de 2024
Sem categoria

Presidente do Banco do Nordeste aponta caminhos para o turismo

 
FORTALEZA – O presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Santiago, abordou em sua palestra, durante a Conferência Internacional de Turismo, que se realiza em Fortaleza, alguns caminhos para o fortalecimento do turismo na região. Ele começou ressaltando que o desafio é grande.
“Imaginem que precisamos crescer cada vez mais. De 2002 a 2009 a hotelaria do Nordeste cresceu 28%, assim como a própria taxa média de crescimento da região deu grande salto quantitativo e qualitativo. Precisamos bater esses números nos próximos anos. Temos que trabalhar muito”.
Santiago ressalta que precisa haver um planejamento de longo prazo para o turismo do Nordeste, de uma forma global, e para cada Estado também, de uma forma peculiar e individualizada. Ainda segundo ele, desta vez o planejamento não pode ser pontual. “Temos que gerenciar o turismo do Nordeste como empresa”, observa.
Para o presidente do Banco do Nordeste, será fundamental a estruturação de grupos técnicos permanentes no âmbito do turismo, algo que os governos impedem sistematicamente. Daí, diz ele, a importância dos polos integrados, que recebem incentivos do Banco do Nordeste e conseguem, segundo ele, manter algumas políticas públicas, já que não mudam as metas a cada quatro anos, como na política.
Jurandir Santiago disse ainda em sua palestra que o Nordeste já detém 19,3% do fluxo turístico doméstico nacional, enquanto polo receptivo. Ele defende total incentivo ao turismo de eventos, assim como á segmentação que pode gerar nichos como o turismo religioso, o turismo rural e tantas outras subdivisões, que na opinião dele são decisivas para o turismo do Nordeste.
Ele foi contestado, porém, quando disse acreditar no crescimento da aviação regional, que beneficará as médias cidades do Nordeste e facilitará o deslocamento entre as capitais. Trata-se na verdade de um gargalo do setor, objeto permanente de discussão e reuniões polêmicas, e que até agora não deu qualquer sintoma de melhoria, embora o presidente do Banco do Nordeste mantenha a esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *