3 de maio de 2024
Turismo

Programa Buggy Legal promete ampla fiscalização e orientação no Carnaval

A Secretaria de Turismo do RN anuncia que intensificará o Programa Buggy Legal no período do Carnaval. A idéia é garantir melhor segurança aos banhistas e turistas no litoral potiguar. O Programa tem caráter pedagógico e ostensivo, segundo a Setur-RN. Aborda bugueiros e turistas na orla com o objetivo de orientar, informar e fiscalizar.

O Programa foi criado inicialmente como Campanha, mas estava suspenso desde 2010. Era promovido apenas durante a alta estação. A Secretaria de Turismo do RN, de acordo com informações que nos chega, transformou a Campanha em Programa e implantou de forma continuada, durante todo o ano, tendo em vista a permanente atividade bugueira na baixa e na alta estação.

O Buggy Legal percorre praias dos litorais Norte e Sul potiguar. Mais de três mil turistas já foram abordados, ainda segundo a Setur-RN. A equipe distribui folders informativos, saquinhos de lixo e, sobretudo, marca presença para inibir contravenções e incentivar o hábito da boa prática do trânsito no litoral, seja por bugueiros ou motoristas particulares.

Entre agosto e dezembro de 2012, a Setur-RN informa que notificou mais de 200 motoristas, sobretudo por falta de credencial ou autorização para o tráfego do bugue. Os veículos da secretaria se deslocam pelas praias com pessoal próprio e policiais do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) . A intenção é, além de notificar, também multar, deter e reter veículos ou motoristas em situação irregular.

Uma das metas do secretário de Turismo do RN, Renato Fernandes, é modificar a lei estadual (8.817/06) responsável pela regulamentação e disciplina da atividade do bugue no Rio Grande do Norte e conferir autoridade à equipe da Setur-RN, com vistas a uma fiscalização mais ostensiva e abrangendo todo o transporte turístico rodoviário. Será que emplaca? É algo polêmico.

Junto ao material educativo, a equipe da Setur-RN garante que também leva um etilômetro (o popular bafômetro). Se diagnosticar indícios de embriaguês, pode solicitar ao motorista o teste. Caso o equipamento aponte ingestão de bebida alcoolica, o policial da equipe tem o poder de prender e encaminhar o infrator à delegacia.

Além da orientação, educação e fiscalização, o Programa Buggy Legal também promove a qualificação de profissionais. No último curso, 50 bugueiros – selecionados entre 750 inscritos – foram capacitados. A Setur-RN informa ainda que desde agosto do ano passado nenhum acidente fatal foi registrado.

Nossa Senhora! Isso tudo é no Rio Grande do Norte mesmo? Se todas as informações enviadas se efetivarem, estaremos no “primeiro mundo” do Turismo…

Bugue é legal, claro… Mas é melhor ainda com um programa Buggy Legal funcionando bem

 

 

 

0 thoughts on “Programa Buggy Legal promete ampla fiscalização e orientação no Carnaval

  • alexandre-rn

    a policia deveria fazer teste de alcool e drogas em todos os bugueiros….tem muitos deles que so trabalham drogados e alcolizados….se fizer o teste de surpresa, vai constatar isso….

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *