30 de abril de 2024
Turismo

Rota 101 Nordeste foi pioneira na integração turística de RN, PB, PE e AL

A recém-anunciada união de quatro estados do Nordeste – Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – para fortalecer ações de marketing e de captação no Turismo revive em parte o propósito da criação da “Rota 101 Nordeste”, que na década passada promoveu os principais destinos turísticos dos quatro estados de forma integrada junto às grandes operadoras nacionais e agentes de viagem regionais, assim como na mídia, em geral.

O eixo da concepção da Rota 101 Nordeste, consórcio formado pelas empresas Argus Eventos e Espacial Eventos, ambas sediadas em Natal, se encaixa neste atual momento de pandemia, que suscita o turismo rodoviário através de deslocamentos rumo a destinos de natureza, assim como a inclusão de mais destinos numa viagem para o Nordeste. O incentivo ao turismo intrarregional foi a tônica e o próprio alicerce do projeto.

A Rota 101 Nordeste promoveu dois Salões de Turismo. Em 2013 em Natal, em 2015 em Recife. Em ambas as ocasiões contou com apoio do Ministério do Turismo e da CVC. Dos atuais secretários e presidentes de empresas estaduais de Turismo dos quatro estados beneficiados, apenas Ruth Avelino, presidente da PBTur, vivenciou a época da Rota 101 Nordeste no mesmo atual.  

Um dos produtos lançados nos salões de 2013 e 2015 foi o Nordeste Fly & Drive, que incentivou a retirada e a devolução do veículo sem custos em cidades diferentes, desde que nos quatro estados. Segundo operadores e agentes que participaram da Rota 101 Nordeste, os roteiros mais comercializados à época conjugavam as capitais com Maragogi (AL), Porto de Galinhas e Gravatá (PE), Costa do Conde (PB) e Pipa (RN).