30 de abril de 2024
Turismo

Sebrae dá impulso à Rota das Falésias do RN

Após a inclusão de atrativos turísticos potiguares, a Rota das Falésias começa a se estruturar como um roteiro regional no Rio Grande do Norte. Um grupo de 40 agentes de viagem participou recentemente de famtour para conhecer os equipamentos e atrativos turísticos que estão localizados no litoral do Ceará e no Polo Costa Branca (RN). A ação faz parte das estratégias de divulgação e comercialização do roteiro e é fruto de uma parceria do Sebrae nos dois estados. Envolve empreendedores do setor e a operadora CVC.

O gestor do Projeto Setorial de Turismo do Sebrae no Rio Grande do Norte, Yves Guerra, comenta que há uma série de ações para tornar o destino no lado potiguar ainda mais atrativo. “Estamos fazendo um trabalho no Parque Nacional de Furna Feia, onde há uma das maiores concentrações de cavernas do Nordeste. Estamos criando uma estrutura de apoio ao turista que visita a região, assim como a parte de identidade visual do parque”.

O lado potiguar da Rota das Falésias, ainda segundo o gestor, tem produtos turísticos culturais, de sol e mar, esportivos e de eventos e negócios. Na Costa Branca é possível conhecer sítios históricos em Mossoró, participar de manifestações culturais e visitar salinas (foto acima) e empresas produtoras de frutas. Há ainda passeios de barco e atividades náuticas e de aventura, como windsurf, kite surf e voo livre.

A ação, enfatiza Yves Guerra, está conectada com a estratégia do Sebrae de trabalhar em suas rotas turísticas os alicerces da modelagem de Destinos Turísticos Inteligentes, de forma a ampliar a contribuição da atividade turística no desenvolvimento da região, com o fortalecimento dos elos da cadeia de valor e o aumento da competitividade do destino e dos pequenos negócios.

No Ceará, a Rota das Falésias é um roteiro que reúne os atrativos e equipamentos turísticos dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, todos mo Ceará. Entre seus atrativos estão as praias do Porto das Dunas, Prainha, Águas Belas, Caponga, Morro Branco, Praia das Fontes, Pontal de Maceió, Canoa Quebrada, Redonda e Peroba.

Dunas do Rosado: atração a mais na Rota das Falésias
Dunas do Rosado: atração a mais na Rota das Falésias

Desde dezembro do ano passado passaram a fazer parte do roteiro os municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue e Mossoró, todos integrantes do Polo Costa Branca, no Rio Grande do Norte.