4 de maio de 2024
Turismo

Rota da Tilápia une gastronomia, cultura e religião no Polo Agreste-Trairi; veja artigo

Por MARÍLIA GONÇALVES, coordenadora de Turismo de Tangará

Pense num roteiro de dar água na boca! A Rota do Turismo Potiguar surge pra incrementar o sonho daqueles que passam pela BR-226. A cada cidade, uma parada com direito a degustação das iguarias potiguares. A iniciativa é da Associação dos Servidores do Poder Legislativo do RN (Aspol), que há dois anos promove a interiorização do turismo no Estado junto aos funcionários e agora, leva essa oportunidade para todos os potiguares e mercados regionais. O projeto, segundo seu idealizador, Francisco José, contempla cinco municípios com vocação para essa área: Bom Jesus, Serra Caiada, Tangará, Sítio Novo e Santa Cruz.

Os visitantes começam por Bom Jesus, na Queijaria do Paulo, onde pegam seu ‘Passaporte Delicias do RN’. Ao chegar em Santa Cruz, onde está a maior imagem católica do mundo, de Santa Rita de Cassia, você terá feito muito mais do que um passeio turístico, mas ajudado na multiplicação dos peixes”, ressalta Francisco José. Ao longo do trajeto, o passaporte vai sendo carimbado em pontos específicos, como Tapiocaria da Suzy (Serra Caiada), Restaurante Veneza (Tangará), Castelo de Zé dos Montes (Sítio Novo) e Restaurante Seridó (Santa Cruz).

Em cada parada gastronômica haverá degustação de iguarias típicas e, ainda, visita aos produtores locais de tilápia, onde o visitante poderá deixar uma simbólica ajuda opcional, através da compra de um punhado de ração para os peixes, bem como aprender como criá-los no quintal de casa ou sitio. Pode também se divertir com pesque-pague. Apesar do período de seca enfrentado na região, muitos produtores foram resistência no cenário e trazem esse bom exemplo para nós.

A Rota da Tilápia Potiguar envolve uma mistura de sabores e saberes: gastronomia, cultura e religião. Será lançada estrategicamente amanhã, no Dia Nacional do Turismo, 8 de maio. O roteiro poderá ser feito no próprio carro, com toda segurança e protocolos, ou com agências de viagens especializadas em excursões regionais no formato bate-e-volta.

Com a pandemia, a interiorização do turismo em nosso Estado tornou-se fato. Viagens curtas, por vias rodoviárias e em pequenos grupos, se sobressaíram. O projeto é mais uma contribuição nesse processo de retomada, incentivando o turismo regional e a produção associada. Por ser um roteiro turístico aberto o ano inteiro, a expectativa da Aspol e dos gestores de turismo de cada cidade é que o público aproveite o roteiro nos finais de semana e feriados.

A cada cidade da Rota, uma programação diferente está sendo planejada por cada Prefeitura anfitriã. Em Tangará, por exemplo, a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer promete mostrar mais do que o famoso pastel. Terá venda do artesanato local e apresentação cultural. Além disso, durante a parada gastronômica, o Restaurante Veneza, com mais de 50 anos de tradição, vai preparar uma receita de pastel de tilápia especial para o roteiro, acompanhada da Sangria da Rota e de Caipirinha de Umbu.

Bateu a fome, hein? E esse é só o primeiro passo para essa delícia de roteiro. A Aspol projeta crescer esse movimento, a partir de mais parcerias e produções associadas. Mais informações no site da Aspol: www.aspolrn.com.br