11 de maio de 2024
Turismo

Sebrae lança Circuito de Aventura Paraíba-Rio Grande do Norte

pedra da boca

As paisagens naturais e trilhas ecológicas de Pipa, que fica em Tibau do Sul, e de Passa e Fica (foto acima) serão os atrativos potiguares no Circuito de Aventura Paraíba-Rio Grande do Norte. Iniciativa do Sebrae, que nasceu durante o 7º Fórum de Turismo do RN, realizado em março em Natal, a rota vai percorrer quatro localidades dos dois estados com trilhas de bike e caminhadas, assim como programação para a família dos participantes.

A ideia é promover e integrar a modalidade do turismo de aventura entre os estados vizinhos, além de incentivar a prática esportiva e divulgar o potencial turístico da região. Para se inscrever e obter mais detalhes, basta acessar o site www.circuitodeaventura.com/. A expectativa é reunir cerca de 250 participantes.

“Essa região possui um grande potencial turístico. O turista não vem ao Nordeste apenas para o roteiro de sol e mar. Ele quer um diferencial e isto nós temos”, comenta João Hélio Cavalcanti, diretor técnico do Sebrae-RN, que esteve em João Pessoa para o lançamento do projeto.

O roteiro terá quatro etapas e inicia por Bananeiras (PB) no próximo dia 27. Depois, é a vez da cidade paraibana de Areia (24 de setembro). A etapa potiguar começa em Pipa no dia 15 de outubro e em Passa e Fica está marcada para dia 19 de novembro.

Os circuitos contarão com trilhas de bike (35 a 40 km) e caminhada (5 a 7 km), com paradas para hidratação e alimentação. Para as famílias que irão acompanhar os esportistas, haverá uma programação especial, com apresentações culturais e oficinas de artesanato, além de atividades para as crianças.

Diretores Técnicos do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti. e do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, durante o lançamento do Circuito
Diretores Técnicos do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti. e do Sebrae-PB, Luiz Alberto Amorim, durante o lançamento do Circuito

O evento vai oferecer guias e equipes especializadas em eventos esportivos, mountain bike, cicloturismo e trekking, além de socorristas, kits de imobilização, materiais de primeiros socorros, seguro atleta e veículos de remoção rápida. Segundo os organizadores, os participantes poderão contar ainda com mecânico especializado, carros de remoção rápida e motos de apoio.

Para a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, esta é uma proposta inovadora de integração e desenvolvimento do turismo de aventura entre Paraíba e Rio Grande do Norte. “Queremos ampliar o fluxo turístico nesses dois estados, proporcionando vivências e experiências aos visitantes, além de consolidar novos roteiros e fortalecer a produção local associada ao turismo”.