5 de maio de 2024
Turismo

Surge um novo destino turístico: Trilhas dos Potiguaras. Não é no RN, mas na Paraíba

Barra de Camaratuba (PB) fica logo depois de Sagi (RN)
Barra de Camaratuba (PB) fica logo depois de Sagi (RN)

Um novo destino turístico vai despontar no litoral norte da Paraíba. Trata-se das Trilhas dos Potiguaras, bem perto do Rio Grande do Norte. Formada pelas praias de Barra de Camaratuba, Barra de Mamanguape, Baía da Traição e Forte Velho, a região fará parte do novo mapa turístico brasileiro, com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre. Vale lembrar que é o Ministério do Turismo que define as regiões turísticas do Brasil aptas a receber mais investimentos para melhoria de infraestrutura e qualificação do atendimento ao visitante.

Na região com 66 quilômetros de área protegida de remanescentes de Mata Atlântica viviam tribos indígenas dos Potiguaras, que datam de 1501. O local abriga hoje 32 aldeias e mais de 20 mil representantes da etnia, além de seis belas praias para desfrutar. Apesar de ainda pouco conhecido, o destino conta com hotéis e pousadas. Para facilitar o acesso foram construídas as estradas de Forte Velho e de Barra de Camaratuba pelo Governo da Paraíba

O Ministério do Turismo já repassou para o Estado da Paraíba R$ 412 milhões para obras de infraestrutura turística. Na região das Trilhas dos Potiguaras o recurso auxiliou na construção de um portal na Baía da Traição e a pavimentação em paralelepípedos no município de Lucena (Forte Velho). O Estado conta hoje com 11 regiões turísticas e 137 municípios.

Ainda como parte da estruturação da região, recentemente 30 empresários foram capacitados pela Secretaria de Turismo da Paraíba, em parceria com o Sebrae. A qualificação será estendida para um total de 300 pessoas que poderão aprender sobre condução ambiental local, marketing na web voltado para artesanato e excelência no atendimento ao turista.