5 de maio de 2024
Turismo

Transporte aéreo registra queda no Brasil, mesmo durante a Copa

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) divulgou dados preliminares sobre a operação das companhias aéreas brasileiras durante a Copa. Desde a abertura da competição, em 12 de junho, as empresas associadas (Tam, Gol, Azul e Avianca) têm transportado, em média, 470 mil passageiros por dia, com ocupação em torno de 80%.

Na primeira semana de jogos foram transportados cerca de 3,7 milhões de passageiros pelo Brasil. O pico foi registrado no dia 16 de junho, véspera de jogo da seleção brasileira em Fortaleza, quando as empresas aéreas nacionais transportaram 501 mil viajantes pelo País.

Apesar do bom andamento das operações, a associação estima que a movimentação média de passageiros entre a abertura e a final da Copa fique entre 11% e 15% abaixo do mesmo período do ano anterior.

Em maio, a demanda da aviação doméstica cresceu 4,3% em relação a maio de 2013, enquanto a oferta teve recuo de 1,8% no mesmo período. Ao longo dos cinco primeiros meses do ano, a ocupação média foi de 79,4%, com 35 milhões de passageiros embarcados, sendo 6,5 milhões transportados somente no mês passado.

Nos voos internacionais operados pelas companhias brasileiras, também foi registrada alta na demanda (2,3%) e queda na oferta (4,5%) em relação ao mesmo período do ano anterior. O aproveitamento foi de 83% e registrou crescimento de 5,5 pontos percentuais.

Os passageiros internacionais embarcados em maio somaram 383 mil, alta de 3,5% em relação a maio de 2013. No ano, o acumulado é de 1,9 milhão de viajantes transportados para o exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *