4 de maio de 2024
Turismo

Turismo é terceira maior receita do Panamá, que ainda tem forte influência dos EUA

Bonde vira ônibus de turismo. Exemplo de inovação que deu certo na capital panamenha
Bonde vira ônibus de turismo. Exemplo de inovação que deu certo na capital panamenha

CIDADE DO PANAMÁ – A principal atividade do Panamá é o comércio, seguido do Canal do Panamá, que tem ampla receita (US$ 8 milhões por dia), porém grande parte da verba comprometida com novas obras e uma folha salarial de mais de dez mil colaboradores. Em terceiro lugar, aí sim, vem o turismo.

São 18 mil leitos em todo o país, dos quais 14 mil na capital panamenha. Bocas del Toro, no Caribe, e Playa Blanca, no Oceano Pacífico, são as principais regiões praianas, com ampla oferta de resorts. Outra pérola turística do Panamá é San Blas, reserva indígena de mar cristalino, a 260 km da capital. A hospedagem por lá é em simples cabanas e chega-se através de carros 4×4 e barco.

Com 10 províncias (estados) e cinco comarcas indígenas, o Panamá ainda tem o beisebol como principal esporte. Em segundo vem o basquetebol. Em terceiro, o boxe. Depois de tantas influências norte-americanas, só depois, em quarto lugar, vem o futebol. Equatorianos e colombianos, porém, que vêm muito ao Panamá para comprar, devido à vantagem cambial, já têm o futebol como esporte predileto.

Praia escondida. Improvisada.
Praia escondida. Improvisada.

E por falar em influência dos EUA, um dos passeios turísticos na Cidade do Panamá leva ao bairro norte-americano da época em que o Canal era administrado por eles (esteve sob domínio até o último dia de 1999). Foram preservados teatro, escolas e bares. Os outros prédios servem atualmente a órgãos do governo. Tudo muito bem mantido. Panamá e EUA continuam grandes parceiros comerciais e políticos.

Já o espaço que servia ao exército norte-americano virou festa. Hoje reúne bares, pubs e boates. Fica bem perto do Canal que há 15 anos, devidamente devolvido, faz o país crescer. A iniciativa privada dos EUA, porém, ainda tem muitos negócios do Panamá. O elo continua forte. A moeda é o dólar, embora a referência comercial seja o balboa.

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