12 de maio de 2024
Turismo

Turismo náutico tem “pacotão” de fomento; confira

O Ministério do Turismo lançou um pacote de medidas para desenvolver e promover o turismo náutico no país. São ações de isenção de tributos, capacitação e reconhecimento profissional, oferta de crédito e melhoria na infraestrutura náutica e na promoção, por meio de campanhas publicitárias e de site com informações do setor.

A expectativa é de que os incentivos permitam que mais brasileiros e estrangeiros possam realizar a atividade no país, que vem crescendo bastante nos últimos anos.

Entre os benefícios tributários, destaque para a isenção de impostos federais para todos os interessados em importar veleiros esportistas, assim como empreendedores do turismo que utilizam suas embarcações como ativo econômico.

Além disso, garantiu a autorização de importação de barcos à vela, motos aquáticas e jet-skis com até 30 anos de fabricação. Também acabou com o imposto de 18% para os interessados em importar jet-skis.

No campo profissional, a Pasta anunciou o reconhecimento da atividade de condutor de turismo náutico como profissão pelo Ministério do Trabalho e Previdência. A medida beneficia cerca de 100 mil brasileiros que atuam na atividade.

Outra medida divulgada foi a promoção de um curso para estes profissionais, em parceria com a Marinha do Brasil. A expectativa é de que a capacitação seja realizada a partir de julho deste ano. T

O pacote de ações também inclui acordo de cooperação técnica com a Caixa Econômica Federal para a realização de estudo do mercado para ofertar crédito a quem deseja implantar infraestrutura e equipamentos de apoio às atividades de turismo náutico. A medida será direcionada para as atividades de esporte e recreio, turismo de pesca e mergulho, em âmbito nacional.

O que é o turismo náutico? – A atividade é caracterizada pelo contato com a água – salgada ou doce – e está ligada à navegação, à prática de esportes aquáticos ou outras atividades realizadas na água.

Outra característica importante é que, diferente de outros meios de transporte, as embarcações são os principais atrativos do turismo náutico, já que elas oferecem lazer e entretenimento, em vez de apenas deslocamento.

Com cerca de 8.500 quilômetros de litoral, 35 mil quilômetros de rios e canais navegáveis e mais 9.260 quilômetros de margens de reservatórios de água doce, lagos e lagoas, o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de desenvolvimento do turismo náutico no mundo.