17 de maio de 2024
Turismo

Turismo pedagógico cresce no país. Natal tem projeto neste segmento

Uma experiência transformadora de ensino, fora do ambiente da sala de aula. Essa é a proposta do turismo pedagógico, nicho de mercado que mais que dobrou nos últimos cinco anos.

Dados do cadastro nacional de prestadores de serviço do setor (Cadastur), do Ministério do Turismo, mostram que, atualmente, 2.129 agências de viagem operam no segmento “estudos e intercâmbio”, 125% a mais do que em 2009, quando eram 945.

Ao contrário do tradicional passeio escolar, que geralmente visa apenas lazer, o turismo pedagógico se caracteriza por viagens programadas dentro do calendário escolar, além de ser objeto de notas e provas.

Nas escolas públicas, há exemplos de programas bem sucedidos para o incentivo a esse tipo de viagem. Um deles é o projeto Viva Ciranda, da Fundação Turística de Joinville (SC), que incentiva a visita de estudantes das escolas municipais a propriedades rurais.

Natal também tem um excelente projeto no setor, o Educar para o Turismo, que teve o reconhecimento do Ministério do Turismo mas se encontra atualmente parado, à espera de verbas municipais.

As agências que operam neste segmento, por sua vez, não têm do que se queixar. As oportunidades incluem excursões periódicas com uma média de 80 estudantes por vez, justamente no período da baixa temporada.

Há ainda a possibilidade de formar e fidelizar novos clientes, tanto entre os alunos como entre os pais.

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