15 de maio de 2024
Turismo

Veja como foi o primeiro dia do Turistech no Sebrae-RN

Durante o Turistech, evento que começou nesta terça-feira (24) em Natal e prossegue ananhã (25), o Sebrae, o Ministério do Turismo e empresas do setor debatem as estratégias para consolidar o destino RN no mundo digital, assim como toda a cadeia produtiva do turismo.

Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foram o principal assunto da abertura do Turistech. O evento reúne 150 participantes no auditório do Sebrae-RN para discutir as estratégias rumo a um turismo inteligente e sustentável, principalmente negócios utilizando a inovação tecnológica como pilar de competitividade.

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O secretário da Diretoria de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Ítalo de Oliveira Mendes (foto), participou da abertura do fórum e ressaltou o empenho do Sebrae no Rio Grande do Norte nesse tipo de turismo. “O Sebrae-RN, juntamente com o Sebrae Nacional, tem sido líder na discussão do assunto”.

Já João Hélio Cavalcanti (foto abaixo), diretor técnico do Sebrae-RN, enfatizou em seu discurso que os empreendimentos com alto grau de competitividade são os que vão ficar no mercado. “Temos que criar caminhos para incorporar o que vem do novo”, comentou.

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O diretor abordou ainda a importância da interiorização para o fortalecimento da atividade e, principalmente, de as empresas inseridas nesse segmento usarem a inovação e a tecnologia como diferenciais competitivos.

A gestora da carteira de Turismo do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, participou do Turistech e apresentou a linha de atuação da instituição para fomentar o turismo inteligente no país, a partir da experiência vivida pela Espanha.

“Nos últimos anos, o país ibérico tem obtido resultados crescentes e qualitativos com a atividade turística. Para se manter na liderança e atento às mudanças do mundo, principalmente do comportamento do turista, desenvolveu a estratégia de destinos turísticos inteligentes”, ressaltou.

“O Sebrae tem esse papel de articulação, mas, primordialmente, a missão é desenvolver os pequenos negócios e, por isso, a estratégia do projeto Destino Turísticos Inteligentes é incentivar a adoção da inovação tecnológica por parte das empresas desse setor”, destaca Germana Magalhães (foto).

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Em 2017, já são 53 projetos que visam atender pequenos negócios da cadeia de valor do turismo em 19 estados. No RN, o projeto envolve o litoral da Costa das Dunas, a Costa Branca e o Seridó. Os projetos têm duração de dois anos e propõem a implementação de um conjunto de ações especificas para cada território, com objetivo de transformá-los em destinos turísticos inteligentes.

A gestora lançou no Turistech o novo conteúdo do Sebrae que trata da jornada desse novo turista que está conectado, envolvendo desde a pré-viagem até após a experiência, mostrando como os empreendimentos do setor – entre hotéis, pousadas, agências de turismo e passeios, guias, bares e restaurantes – podem usar essa conectividade para gerar engajamento