Veja como foi o primeiro dia do Turistech no Sebrae-RN
Durante o Turistech, evento que começou nesta terça-feira (24) em Natal e prossegue ananhã (25), o Sebrae, o Ministério do Turismo e empresas do setor debatem as estratégias para consolidar o destino RN no mundo digital, assim como toda a cadeia produtiva do turismo.
Os Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foram o principal assunto da abertura do Turistech. O evento reúne 150 participantes no auditório do Sebrae-RN para discutir as estratégias rumo a um turismo inteligente e sustentável, principalmente negócios utilizando a inovação tecnológica como pilar de competitividade.
O secretário da Diretoria de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Ítalo de Oliveira Mendes (foto), participou da abertura do fórum e ressaltou o empenho do Sebrae no Rio Grande do Norte nesse tipo de turismo. “O Sebrae-RN, juntamente com o Sebrae Nacional, tem sido líder na discussão do assunto”.
Já João Hélio Cavalcanti (foto abaixo), diretor técnico do Sebrae-RN, enfatizou em seu discurso que os empreendimentos com alto grau de competitividade são os que vão ficar no mercado. “Temos que criar caminhos para incorporar o que vem do novo”, comentou.
O diretor abordou ainda a importância da interiorização para o fortalecimento da atividade e, principalmente, de as empresas inseridas nesse segmento usarem a inovação e a tecnologia como diferenciais competitivos.
A gestora da carteira de Turismo do Sebrae Nacional, Germana Magalhães, participou do Turistech e apresentou a linha de atuação da instituição para fomentar o turismo inteligente no país, a partir da experiência vivida pela Espanha.
“Nos últimos anos, o país ibérico tem obtido resultados crescentes e qualitativos com a atividade turística. Para se manter na liderança e atento às mudanças do mundo, principalmente do comportamento do turista, desenvolveu a estratégia de destinos turísticos inteligentes”, ressaltou.
“O Sebrae tem esse papel de articulação, mas, primordialmente, a missão é desenvolver os pequenos negócios e, por isso, a estratégia do projeto Destino Turísticos Inteligentes é incentivar a adoção da inovação tecnológica por parte das empresas desse setor”, destaca Germana Magalhães (foto).
Em 2017, já são 53 projetos que visam atender pequenos negócios da cadeia de valor do turismo em 19 estados. No RN, o projeto envolve o litoral da Costa das Dunas, a Costa Branca e o Seridó. Os projetos têm duração de dois anos e propõem a implementação de um conjunto de ações especificas para cada território, com objetivo de transformá-los em destinos turísticos inteligentes.
A gestora lançou no Turistech o novo conteúdo do Sebrae que trata da jornada desse novo turista que está conectado, envolvendo desde a pré-viagem até após a experiência, mostrando como os empreendimentos do setor – entre hotéis, pousadas, agências de turismo e passeios, guias, bares e restaurantes – podem usar essa conectividade para gerar engajamento