2 de maio de 2024
Sem categoria

Veja carta-documento de Eduardo Bagnoli: "Natal corre risco"

Caros amigos
Na tarde do dia 22 de Outubro estive na CAERN representando a ABIH-RN ( Associação Brasileira da Industria de Hotéis ), a pedido de seu presidente e nosso colega Enrico Fermi.
Nessa ocasião a CAERN fez a defesa de seu projeto de Emissário Submarino da Barreira do Inferno ( observação importante: em nome do bom senso devemos passar a usar esse nome ao invés do proposto pela CAERN: Emissário Submarino de Ponta Negra – nome totalmente inadequado sob o ponto de vista geográfico – já que o efluente será lançado na Barreira do Inferno e não em Ponta Negra e – mais ainda – psicológico! ).
Caso seja construído, esse Emissário passará a despejar diariamente milhões de litros de efluentes precariamente tratados, através de sua boca, situada a cerca de 2.700m mar adentro, defronte a Barreira do Inferno.
Sem o Tratamento Terciário, que foi irresponsavelmente retirado do Projeto original e que visava eliminar os agentes patogênicos ( coliformes, vírus e bactérias ) a concentração de coliformes fecais será de – apenas diz a CAERN – de 70.000 bactérias para cada 100ml de efluente –  ( 100ml equivale aproximadamente ao volume e um copinho d’água).
Não sou especialista em coliformes, mas esse número me assusta!
Além de atuar na área do Turismo em Natal desde 1995, sou também geólogo, com mestrado em Geologia de Reservatórios (portanto especialista no tema aqüíferos).
Durante minha relativamente longa (18 anos) e profícua atuação como geólogo e cientista – encerrei minha carreira de geólogo como Gerente de Meio Ambiente da Petrobras para o RN e o Ceará – produzi cerca de 40 artigos científicos, sendo 9 deles dedicados ao estudo da dinâmica costeira do Nordeste ( 07 deles dedicados ao  RN e 02 sobre o mesmo tema no Ceará).
Não quero jogar confete sobre mim mesmo, mas sou – possivelmente – o cientista que mais estudou as correntes costeiras, os depósitos de praia, dunas, praias fósseis, etc aqui no RN. Quero afirmar com isso que estou longe de poder ser considerado um leigo quando o assunto é dinâmica costeira.
Após a reunião na CAERN resolvi me aprofundar ainda mais no assunto e estudar se o Emissário é realmente a melhor opção para Natal.
Depois de muita pesquisa na Internet; releitura dos trabalhos ( meus e dos de outros colegas geólogos e oceanógrafos ); duas entrevistas concedidas para a TV ( para o Sr. Osair Vasconcelos e para o Sr. Wober Junior / NABOCADOMUNDO, ambas na Band Natal ); algumas reuniões com ONGs e técnicos de renomado saber nas áreas de meio ambiente e dinâmica costeira, e – finalmente – depois da minha participação na Audiência Pública que aconteceu ontem a tarde na Câmara dos Vereadores de Natal, onde estive a convite do Vereador George Câmara, concluí o seguinte:
1 – O Emissário – sem a Planta de Tratamento Terciário – representa um crime contra o povo, contra o meio ambiente e contra a principal atividade econômica de Natal, qual seja: o TURISMO!
2 – O tratamento dos esgotos em uma planta de tratamento moderna, objetivando o subseqüente reuso da água resultante do processo ( e não o descarte no mar como quer a CAERN ) é – de longe – a opção mais adequada para Natal!
Não deixem de ver esse vídeo:  http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1123293-7823 O+USO+CRESCENTE+DA+AGUA+DE+ESGOTO+TRATADA,00.html que deixa claro o porque dessa opção!
Ontem mesmo – instado a fazer uma desefa da opção pelo reuso da água pelo experiente Secretário de Turismo do Natal, Sr. Francisco Soares Jr.; lhe  ofereci as seguintes opções de demanda potencial:
a) disponibilização da água para reuso a preço de custo ( cerca de R$ 0,50 / m³ ) para aguar os canteiros da Rota do Sol, jardins de Alphaville e principalmente dos jardins que enfeitarão a futura área urbanizada, onde hoje se situam os lotes da área não-edificante de Ponta Negra ( assunto que rivaliza com o Emissario como sendo o de maior importância para Natal no momento!!! ) ;
b) viabilização do um Pólo Internacional de Golfe no vale do Pium ( opção antes questionável e impensável, já que o mundo moderno está banindo os campos de golfe, por serem grandes desperdiçadores desse recurso natural escasso que é a água);
c) construção de um aqueduto interligando a Estação de Tratamento da CAERN ( Rota do Sol ) ao Aeroporto de Parnamirim, ao Distrito Industrial de Macaíba, prosseguindo até a futura cidade-aeroporto de São Gonçalo do Amarante. Lembro aqui que o timing para ambas as obras – construção da Estação de Tratamento dos Esgotos com vistas ao Reuso a a implantação da cidade-aeroporto de São Gonçalo do Amarante estariam em sincronia. Tudo correndo bem, ambas as obras poderiam estar operacionais num prazo de 5 anos. Basta querer e fazer acontecer!
Com tanta demanda, vai faltar – e não sobrar – água, como apregoam os inimigos da opção de reuso.
Do exposto acima pode-se inferir que a opção pelo Emissário, em detrimento da opção pelo reuso das águas tratadas , não tem fundamentação técnica a seu favor.
A motivação portanto deve ter outra origem e esse descuido pode representar a destruição definitiva da já fragilizada atividade turística de Natal!
Quem vai querer tomar banho num mar onde se desconfia que está poluído por coliformes?
Recife tem seus indesejáveis tubarões!
Natal passará a ter associada a sua boa imagem duramente conquistada as meigas e diminutas bactérias…….
Pessoalmente acredito que Natal pode e deve investir em seu futuro e alcançar o status de uma metrópole cosmopolita de respeitabilidade mundial.
Beleza temos de sobra e outros recursos naturais também ( clima, posição geográfica estratégica para o Continente, etc ).
Recursos virão para modernizar e embelezar a cidade que será sub-sede da Copa do Mundo de 2014.
O que nos falta são pessoas com coragem, visão e amor pela cidade, para levar esse sonho adiante!
O cavalo está passando selado bem na nossa frente. Basta montar e correr para um futuro promissor e sustentável!
Essa opotunidade nunca mais se apresentará para nós, portanto é hora de agir e de agir corretamente!
A AMEPONTANEGRA (Associação dos Moradores, Empresários e Amigos de Ponta Negra), juntamente com a SOS Ponta Negra, a ASPOAN, a ASSUSSA, a Filhos de Ponta, a Surfistas de Cristo, a ARSBAN, entre outras Ongs de Ponta Negra e de Natal, convidam todos os natalenses para se fazerem presentes a uma manifestação, agendada para acontecer neste Sábado (dia 14), às 9:00h da manhã, no pé do Morro do Careca.
Essa mobilização espontânea e patriótica por nós apelidada de “Que Emissário é esse?” visa justamente expressar o sentimento que a sociedade tem sobre mais essa obra equivocada, de concepção tecnológica arcaica e de alto risco para Ponta Negra e por conseqüência para toda Natal.
A atividade que dá sustento a boa parte da população de Natal – ou seja o Turismo – se vê ameaçado por essa obra, cujo Projeto, feito nas pressas, está baseado em dados inconsistentes ou inexistentes, já que nunca foram adequadamente estudados, ou até mesmo coletados….
Peço aos amigos jornalistas que divulguem ao máximo essa mensagem e que se façam presente ao pé do Morro do Careca: às 9:00h do próximo Sábado (dia 14).
Nessa hora e data a maré estará convenientemente baixa e estimamos que caibam até 10.000 pessoas naquela faixa de praia….
Teremos – com certeza – 100 ou mais surfistas se abraçando e fazendo um grande círculo dentro d’água – representando, com esse ato, um abraço simbólico importante e de indignação, naquela praia que tudo nos dá e que, se nada fizermos, receberá em troca apenas coliformes fecais…………..
Contamos com a presença de todas as pessoas que lidam direta ou indiretamente com o Turismo ( se você frequenta um Shopping saiba que ele só existe por causa do Turismo! ) e de todas as outras pessoas e entidades que julguem que essa causa merece ser apoiada.
A hora de se manifestar é agora e esperamos que toda a imprensa esteja lá para cobrir o evento e descobrir os verdadeiros anseios da sociedade organizada e bem informada!
A cópia do e-mail que segue abaixo contem detalhes técnicos e textos pautados no bom senso que deve prevalecer diante dessa grande ameaça a nossa cidade.
obs.: O Projeto completo do Emissário, na forma em que está sendo atualmente proposto pela CAERN – ou seja sem contemplar o indispensável Tratamento Terciário que elimina os coliformes – encontra-se a disposição de todos os cidadãos na sede do IDEMA e, caso seja aprovado na audiência pública marcada para acontecer daqui há algumas semanas, passará a ser implantado na forma em que está. Socorro!!!
Salve a Imprensa Livre de Natal!
Um abraço a todos,
Eduardo Bagnoli
Associação dos Moradores, Empresários e Amigos de Ponta Negra – AMEPONTANEGRA – Presidente (e Geólogo)
Rua Francisco Gurgel, 9067, Loja 1
Natal – RN – 59090-050
Brasil
CNPJ: 07.855.262/0001-87
Telefax: (0**84) 3204 2900
[email protected]

2 thoughts on “Veja carta-documento de Eduardo Bagnoli: "Natal corre risco"

  • alexandre

    Emissário Submarino sem tratamento é uma piada de mal gosto e crime ambiental.a ONU precisa saber disso e tomar medidas duras contra essa barbaridade.

    Resposta
  • Paolo

    Parabens , muita competencia mesmo, Ponta Negra precisa de pessoas igual ao Senhor.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *