8 de maio de 2024
Turismo

Vejam como ficará o Aeroporto de Guarulhos em 2014

Enquanto pouco se noticia em mídia nacional a respeito do futuro Aeroporto de São Gonçalo, que seria inicialmente um grande hub (de cargas e de passageiros), mas pelo visto será um aeroporto comum, a concessionária que venceu o leilão para administrar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, apresentou hoje (5) o projeto de ampliação e reforma previstas até a Copa de 2014.
A principal obra, a construção do Terminal 3, possibilitará o fluxo de aviões de classe F, de maior porte, como o Airbus A-380 e o Jumbo 747-800. O novo terminal terá ainda um hotel cinco estrelas para passageiros em conexão. Enfim, o maior aeroporto do país poderá ser “grande”, de fato. Hoje, não passa de um aeroporto “inchado”, com muitos problemas estruturais.
Segundo o presidente da Concessionária Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A, Antônio Miguel Marques, declarou ao portal Globo.com, as obras em Cumbica demandarão investimento de R$ 2,6 bilhões até 2014. No valor já está a adequação da pista 9, que passará de 45 metros para 60 metros de largura para receber aviões de classe F. As aeronaves, segundo Marques, não operam no Brasil devido a restrições aeroportuárias.
Para passageiros em conexão, o Terminal 3 terá um hotel cinco estrelas na área de imigração com 50 quartos para quem precisar esperar por voos no dia seguinte. Também até a Copa, um outro hotel cinco estrelas com mais de 200 quartos deverá ser construído próximo ao aeroporto, ligado ao empreendimento por uma passarela.
Até o fim da concessão, em 2031, a concessionária responsável pela reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos espera ampliar o fluxo de passageiros dos atuais 32 milhões anuais para 60 milhões. Nos 20 anos de concessão também serão ampliadas as vagas de estacionamento de carros e as posições de parada de aeronaves.
 

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